Pouca coisa mudou no movimento de alguns estacionamentos da região central de Suzano desde a reabertura do comércio, ocorrida em 12 de junho. O fluxo de veículos - que chegou a apresentar queda de até 80% durante a pandemia - segue ruim, apresentando apenas uma leve melhora de cerca de 10% com a flexibilização.
Relatos de funcionários, gerentes e proprietários de estacionamentos expõem as dificuldades que o setor tem enfrentado neste período pandêmico. Cortes de salários de mensalistas e trabalho remoto são alguns dos fatores que, segundo quem trabalha em estacionamentos, estão tornando uma melhora ainda mais difícil.
No Pare Estacionamento, por exemplo, houve redução de 30% no fluxo, se comparado com dias normais. Após a reabertura do comércio, houve melhora de cerca de 10%.
O gerente, Thiago Batista da Silva, acredita que as 57 vagas disponíveis no local não estão sendo preenchidas por conta do uso de aplicativos e do home office (este que se tornou uma saída para empresas manterem seus funcionários durante a passagem da pandemia).
"Tivemos pouca diferença de aumento, mesmo com a reabertura do comércio. Tem muita gente andando de Uber e deixando o carro em casa, além dos que ficam em home office", estima Silva.
No início de junho, donos de estacionamentos já relatavam as dificuldades enfrentadas durante a pandemia. Na época, acreditava-se que o comércio fechado e a necessidade de se economizar durante uma crise econômica e sanitária eram fatores determinantes para a queda no movimento de carros.
Com a reabertura do comércio e a discreta melhora no fluxo de veículos, a opção por aplicativos e a permanência da população em casa, seja trabalhando ou não, passaram a ser motivos cruciais para o prejuízo.
Mirian Costa, funcionária de um estacionamento que fica na Rua Campos Salles, conta que, só no mês passado, quatro mensalistas desistiram do plano. A queda, desde o início da pandemia, foi de 80% no local.
"Sinceramente, na questão de mensalistas, enquanto não houver a reabertura de todos os serviços, não vai melhorar. Fora que tem algumas pessoas que desistiram porque a empresa cortou salários. A maioria dos clientes está em home office", afirma.
Já no Estacionamento Supimpa, o fluxo caiu pela metade desde o início da pandemia. O proprietário, que se identificou apenas como Maurício, disse que, em alguns dias, sequer recebeu veículos no local.
"Reabrimos em 6 de abril. Teve dia que eu peguei um ou dois carros. No primeiro sábado após a reabertura, não recebemos nenhum em uma de nossas 40 vagas. Acho que o movimento é baixo porque o comércio está funcionando em horário reduzido. Não há movimento até muito tarde. A gente espera que melhore", torce Maurício.
Fonte: Diário de Suzano - Suzano - Cidade - 18/08/2020
Outras matérias da edição
A demanda de estacionamentos no novo normal
Por Jorge Hori* - A cidade de São Paulo está voltando a funcionar, com um misto de retomada do velho normal e de um novo normal, não sendo mais (...)
Decreto prorroga redução de salário e jornada
O Sindepark informa que foi publicado o Decreto nº 10.470/2020, que prorroga por mais 60 (sessenta) dias os prazos para celebração (...)
Governo de SP amplia de 6h para 8h horário de estabelecimentos comerciais na fase amarela da quarentena
Empresário do comércio, bares, restaurantes, imobiliárias, academias, salões de beleza e escritórios podem escolher entre jornada contínua ou fracionada (...)
Prévia da inflação de agosto fica em 0,23%, puxada pelo preço dos combustíveis
Resultado veio em linha com as expectativas do mercado (...)
Novas receitas geradas pelos estacionamentos
O estacionamento, mesmo com sua capacidade reduzida, passou a ser uma área estratégica para o shopping continuar prestando atendimento ao cliente e até oferecer (...)
Três empresas disputam serviço de zona azul em Marília (SP)
Foi realizada dia 14 a abertura dos envelopes das empresas para implementação do serviço de zona azul de estacionamento rotativo em Marília (...)
Estacionamento de shopping com banco de horas (RJ)
Aquela horinha e aqueles minutinhos a mais que a gente paga no estacionamento dos shoppings podem ir para um banco de (...)
Nissan abre loja virtual e começa a vender um dos modelos só via internet
Configuração do carro, aprovação de financiamento e pagamento serão feitos de forma 100% digital (...)
Minicarro elétrico apoiado por montadora recebe 50 mil pedidos
Veículo é o primeiro modelo elétrico pequeno a atingir dez mil vendas em 20 dias (...)