Viver em sociedade não é tarefa fácil, imagine em um condomínio, onde há famílias diferentes e pessoas que se encontram todos os dias. Essa convivência tem causado confusões entre vizinhos, e as vagas de garagem têm sido o principal problema, segundo especialistas em administração de condomínios e advogados da área.
De acordo com a advogada Larissa Raminho Pimentel, cerca de 30% das discussões nos condomínios são causadas pelas vagas de garagem. “Invasão do espaço do outro, vizinhos que estacionam errado e atrapalham o outro, visitas que deixam o veículo na vaga de alguém. Esses são alguns dos problemas que as vagas costumam causar dentro do condomínio”, disse a advogada. Atuando na área há mais de 30 anos, o diretor da Cecad Administradora de Condomínios, Claudionor Brandão, disse que estacionar de qualquer jeito na vaga quase sempre provoca confusão entre vizinhos.
Ele disse ainda que o desrespeito com o limite pode levar a multa. “Nós regimentamos as normas para que as pessoas tenham um bom convívio. No caso de desobediência, a gente notifica o morador e aplica multa, que pode chegar a 10 vezes o valor da taxa condominial”, explicou. Bicicletas, carros grandes e motos também causam problemas, segundo o administrador de condomínios da MGM, Glauco Marinho. “A vaga é apenas para um veículo. Quem tem mais de um carro tem de procurar outra forma de guardá-lo, não pode estacionar atrapalhando os vizinhos.” Segundo ele, bicicletas não devem ficar em vagas de garagem. “Tem o risco de acidente, um motorista pode não ver o ciclista. Mas a moto pode ficar na garagem, desde que ocupe a vaga de um carro e não fique junto com ele”, explicou.
Fonte: A Tribuna - ES - 23/08/2016