Vários Estados e municípios cancelaram a folga nos dias de Carnaval em 2021. A medida tenta evitar aglomerações, festas e viagens, comuns nesta época do ano, e diminuir a transmissão da Covid-19. As festas e desfiles carnavalescos de 2021 já vinham sendo cancelados desde 2020.
São 20 os Estados que terão expediente normal nas repartições públicas, conforme levantamento do Poder360. Nesses locais, haverá aula nas escolas que já retomaram as atividades depois da parada na pandemia.
Os tribunais de justiça estaduais podem determinar regras próprias. Pelo menos 5 no país terão expediente nos dias de Carnaval.
O governo federal resolveu manter o ponto facultativo. Os quase 600 mil servidores de órgãos e entidades da administração federal, autarquias e fundações do Executivo ficarão em casa na 2ª (15.fev) e 3ª feira (16.fev) e na 4ª feira (17.fev), até as 14h. A exceção fica com os serviços públicos essenciais, que continuam funcionando.
Legislativo e Judiciário federais têm independência para decidir sobre o assunto, e seguiram a mesma linha. Dispensarão servidores nos dias de Carnaval, com diferenças só na volta ao trabalho na 4ª feira.
O Carnaval não é um feriado nacional. Os governos precisam decretar ponto facultativo para não haver expediente no setor público. No Brasil, existem nove feriados nacionais, segundo portaria do Ministério da Economia.
Já o setor privado pode operar sem restrições no ponto facultativo. No Brasil, tradicionalmente os empregadores liberam seus funcionários na 3ª feira, dia em que o funcionamento do comércio fica mais restrito nas cidades.
Neste ano será diferente. Depois de meses com faturamento oscilante devido à pandemia, federações de comércio vêm recomendando o funcionamento das empresas no Carnaval.
A B3, bolsa de valores brasileira, decidiu que não haverá pregão na Bolsa na 2ª (15.fev) e 3ª (16.fev). Na 4ª (17.fev), começa depois das 13h.
Fonte: Poder 360, 08/02/2021
Outras matérias da edição
Trabalho no Carnaval
A FecomercioSP lembra que o período de Carnaval, que este ano seria comemorado de 15 a 17 de fevereiro, embora se trate de uma festa (...)
Crédito Emergencial para Empreendedores
O Desenvolve SP, instituição financeira do Governo do Estado de São Paulo, lançou nova linha de crédito de capital de giro para amparar micro (...)
Novo líder do Senado deve atuar na aprovação das reformas
Por Jorge Hori* - Rodrigo Pacheco é um jovem político, incluído na cota da elevada renovação no Senado Federal, em 2018, embora já fosse um veterano (...)
Inflação desacelera para 0,25% em janeiro puxada por queda na energia elétrica
Passagem da bandeira tarifária vermelha para a amarela contribuiu para deflação no grupo Habitação (...)
Aeroporto de Guarulhos adota reserva de vagas online em estacionamentos
Os frequentadores do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, podem, desde ontem (8), reservar vagas de estacionamento pelo site do aeroporto ou (...)
EstaR Digital retorna em Ponta Grossa (PR)
A Prefeitura de Ponta Grossa, através da Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes (AMTT), retomou as atividades do EstaR Digital dia 3. Com isso (...)
Governo quer previsibilidade no ICMS sobre combustíveis
Bolsonaro reuniu ministros e presidente da Petrobras para discutir preço de combustíveis (...)
Retração de vendas em janeiro é importante, mas não muda expectativas, diz Anfavea
Emplacamentos no primeiro mês do ano registraram queda de 11,5% sobre 2020 (...)
Elétricos: rumo certo, ritmo incerto
Planos de zerar emissões com eletrificação vão enfrentar escassez de fontes renováveis de energia (...)