O número insuficiente de vagas de estacionamento e a falta de uma fiscalização eficaz nas que existem, continuam ajudando o trânsito a ficar um verdadeiro caos em Belém. Basta uma volta rápida para perceber quanto o motorista demora para estacionar em um local público e seguro.
No centro da cidade, a situação é ainda pior. Por exemplo, é muito difícil encontrar vagas perto das praças Felipe Patroni e Dom Pedro II. Durante o expediente na sede da Prefeitura Municipal de Belém (PMB), Assembleia Legislativa e Fórum Judiciário, dezenas de carros se amontoam no local, formando filas duplas e uma enorme confusão que perdura até por volta das 15h.
Em outra região da cidade, no bairro do Telégrafo, as filas duplas também são frequentes. Na Praça Brasil, onde se concentram barracas de vendas de coco e guaraná, é comum ver carros enfileirados. A cena provoca congestionamentos no entorno, sobretudo próximo ao semáforo da travessa Jerônimo Pimentel.
Na avenidas Rômulo Maiorana, no bairro do Marco, é comum carros particulares serem estacionados sobre o canteiro no meio da via. Apesar da desatenção em relação às leis, também não é difícil ver veículos sendo guinchados por estacionamento irregular. No bairro do Reduto, próximo a um shopping center, a ação de guardas de trânsito é mais intensa. Apesar disso, avisos de que é proibido estacionar são costumeiramente ignorados e vagas específicas para idosos são ocupadas por motos.
SEMOB - Em nota, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) informa que no Código de Trânsito Brasileiro existem mais de 20 tipos de infrações de estacionamento, cada uma enquadrada com um peso e, consequentemente, com um valor de pontos na carteira e valor de multa diferente.
Fonte: Diário do Pará - Belém - Pará - 10/08/2020
Outras matérias da edição
Obstáculos para retomada do crescimento econômico
Por Jorge Hori* - Lideranças políticas reclamam que falta um norte para o Brasil, um rumo definido a ser trilhado pela sua sociedade, com interação (...)
Mensalidade em dia mantém a força da nossa parceria!
Você, associado, sabe que o Sindepark enxugou seus custos e concedeu um desconto de 50% nas mensalidades desde o começo da pandemia, e se adaptou para continuar (...)
Transação tributária para Simples Nacional é sancionada; entenda o que muda para a sua empresa
Lei pode facilitar a regularização de muitos contribuintes com débitos no Fisco (...)
Estacionamentos inteligentes ajudam na prevenção à Covid-19
A pandemia segue acelerando o uso da inteligência artificial (IA). Com a tecnologia e o conhecimento de diversas práticas mundiais no setor de mobilidade (...)
Varejo já retoma movimento do pré-pandemia
Comércio registrou segunda alta seguida no volume de vendas em junho (...)
Grupo levanta R$ 360 milhões para dar fôlego de caixa a shoppings
Seis mil lojistas de 26 shoppings da brMalls poderão contar com mais uma ajuda para recuperar o fôlego de caixa impactado pela (...)
Lojistas acionam shoppings na Justiça por redução de aluguéis na pandemia
Uma liminar contra o Shopping Morumbi Town foi negada, pois a Justiça entendeu que o estabelecimento tomou medidas de socorro aos lojistas durante o período em que as lojas estiveram fechadas (...)
Preços dos combustíveis seguem em alta nos postos, diz ANP
De acordo com o levantamento semanal da agência, o valor médio do litro da gasolina ao consumidor subiu 0,4%, a R$ 4,234 (...)
Carros elétricos: já tem empresa nacional produzindo
Segundo o relatório da Bloomberg New Energy Finance, em todo mundo, os carros elétricos devem passar de 2 milhões para 56 milhões de unidades até 2040 (...)
Financiamentos de veículos crescem 23% em julho contra junho
Vendas a prazo acompanham a tendência de recuperação do mercado, aponta B3 (...)