Entretenimento e eventos atraem 23% dos frequentadores de shoppings no Brasil

Muito além de simples centros de compras, os shoppings estão se consolidado como polos de convivência, lazer e cultura. A pesquisa inédita da Brain Inteligência Estratégica, divulgada em junho deste ano, confirma essa percepção. De acordo com o estudo, 23% dos frequentadores são motivados por opções de entretenimento e eventos. A pesquisa também revela que 44% vão ao shopping com a família.

“Esses dados destacam a importância crescente das ações de entretenimento para atrair e fidelizar o público”, comenta Claudio Sallum, sócio da Lumine, administradora de shoppings.

Os eventos culturais e de entretenimento desempenham um papel crucial como convite aos visitantes para os empreendimentos. Espaços de lazer para as crianças aparecem no topo do ranking de serviços e experiências valorizados pelo público, com 31%, e eventos culturais e exposições somam 28%.

“Parques temáticos, áreas de recreação e atividades educativas são algumas das opções que os shoppings oferecem para entreter os pequenos e proporcionar momentos de diversão em família. Consequentemente, esses serviços geram consumo nas lojas, despertam o interesse dos clientes por vitrines e promoções”, explica Sallum.

A diversificação da programação e a criação de espaços de lazer e convivência são estratégias que têm se mostrado eficazes e devem ser ampliadas nos próximos anos. Sob a gestão e comercialização da Lumine, estão 12 shopping centers nos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Bahia e Rio Grande do Norte. “Em todos, nós estimulamos atrações mensais com as equipes de marketing”, acrescenta o executivo.

Lazer para todas as idades e público

Na Bahia, o Boulevard Shopping Camaçari é um dos cases da empresa. “Nos empenhamos em proporcionar atividades de lazer para todas as idades e públicos, que envolvam toda a família, como música ao vivo, eventos na Arena Esportiva, exposições artísticas e outras iniciativas voltadas ao bem-estar e entretenimento dos visitantes”, explica Verena Maia, superintendente do empreendimento.

Os eventos infantis são pensados para toda a família e já inclui os pets. Segundo Verena, o calendário anual contempla eventos, como: bailinhos de Carnaval, Show de Páscoa, Arraiá Junino, Desfile Mãe de Pet, Halloween e o Super Dia das Crianças. Desde 2021, milhares de visitantes comparecem ao shopping na data comemorativa em outubro. “Ao longo de todo o dia”, conta a superintendente, “crianças e adultos podem participar de oficinas gratuitas, gincanas com brincadeiras da infância, show de mágica e o tão esperado banho de espuma”, diz.

“Nesse sentido, acreditamos que oferecer uma variedade de opções de entretenimento é essencial para fortalecer nosso vínculo com a comunidade local, que reconhece o shopping como um espaço de diversão, de incentivo à cultura e promoção dos laços familiares”, pontua Verena.

Em São Paulo, o Cantareira Norte Shopping é outro exemplo. O empreendimento, que fica na zona Norte da capital, tornou-se referência em lazer para os moradores do entorno. “Buscamos constantemente promover as melhores e mais completas experiência aos nossos visitantes, englobando atividades de lazer, cultura e ações gratuitas como forma de agradecimento pela preferência, especialmente ao público da região onde estamos”, comenta Humberto Moreira, superintendente da unidade.

O shopping valoriza a programação com shows gratuitos periodicamente a opções diferenciadas e itinerantes, como circos, parque de diversões, festivais temáticos, lojas fixas de lazer, entre outras atrações.

Para as próximas datas sazonais importantes do varejo, como Dia das Crianças, Black Friday e Natal, os shoppings preveem estratégias que englobam ações promocionais aliadas a entretenimento. “Entendemos a importância de proporcionar experiências às famílias, oferecer uma atração de lazer para as crianças, enquanto os pais fazem suas compras com tranquilidade, sempre prezando por conforto e segurança”, acrescenta Sallum, da Lumine.

Mercado & Consumo, 27/09/2024