Parking News

Empresa que vencer edital terá de adequar vagas de estacionamento no aeroporto de Passo Fundo

Passados mais de três meses do início da operação do novo terminal do aeroporto Lauro Kurtz, de Passo Fundo, no norte do Estado, a falta de vagas de estacionamento ainda gera transtornos à comunidade regional. As reclamações são constantes, uma vez que o número de vagas é insuficiente para suprir a demanda.

Em nota, a Secretaria de Parcerias e Concessões do Governo do Estado (Separ) informa que recebeu um pedido da prefeitura para ampliação da área de estacionamento, e que está analisando uma solução provisória para o local. Dentro de 10 dias, segundo a pasta, deve responder ao pedido do Executivo sobre a autorização para terraplanagem no local, o que deve resolver, de forma provisória, o problema.

A secretaria ressalta que existe uma consulta pública em andamento sobre a concessão do aeroporto à iniciativa privada. Após esse período, será lançado o edital de concessão, pelo qual será obrigatório, por parte do consórcio vencedor do leilão, melhor adequação do estacionamento para atender a demanda dos usuários. A previsão é de que o lançamento do edital ocorra ainda no primeiro semestre deste ano.

A consulta pública em questão foi aberta na quarta-feira (3) pelo governo do Estado e se estende até 9 de junho. O objetivo é receber sugestões sobre a concessão do aeroporto à iniciativa privada.

A assessoria de comunicação da Infraero informou que, atualmente, o aeroporto Lauro Kurtz possui dois estacionamentos, um em frente ao novo terminal de passageiros, com 60 vagas, e outro ao lado do antigo terminal, com 90 vagas, e que ambos são administrados pela empresa terceirizada Traçado, responsável pela gestão e operação do espaço.

Recentemente, a jornalista Caroline Simor precisou buscar uma amiga no aeroporto. Chegou meia hora antes do horário da descida do voo, na expectativa de acessar uma vaga no estacionamento para aguardar. O que não conseguiu, conforme relata:

— De fato, quando cheguei no estacionamento, tinha um carro saindo. Me direcionei para colocar o carro e logo fui abordada por um funcionário de uma empresa de locação de carros, que me disse que eu não poderia estacionar ali, pois as vagas eram da empresa. Então, temos um aeroporto novo, mas não temos espaço porque uma empresa deixa os carros o dia todo parados ali. Esse não seria um espaço público? A empresa tem vagas e os usuários que usem a grama e a rua?

 A reportagem da GZH contatou a empresa Traçado, mas não obteve retorno de forma oficial.

GZH, 5/5/2023

Categoria: Geral


Outras matérias da edição


Seja um associado Sindepark