O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou, dia 10, o maior plano de flexibilização das medidas de isolamento desde o início da pandemia da covid-19.
Por conta da desaceleração nos índices da doença, a nova atualização do Plano São Paulo vai colocar 83% da população paulista nas fases mais brandas de flexibilização das medidas de isolamento. Esta é a sexta atualização do plano que valerá de 13 a 30 de julho.
“Tivemos queda nas mortes por duas últimas semanas seguidas pela primeira vez desde o início da pandemia. Também estamos na menor letalidade da doença, de 4,9%”, explicou Doria. Segundo os dados, há três semanas o estado registrou o pico de óbitos, com 1.913 vítimas.
Segundo a nova atualização, municípios da região de Presidente Prudente, Bauru, Sorocaba, Marília e Piracicaba avançam da fase vermelha (a mais restritiva) para a laranja (que libera parcialmente a abertura de comércios, shoppings e imobiliárias).
Na Grande São Paulo, as regiões de Guarulhos, Mogi das Cruzes, Taboão da Serra, Itapecerica da Serra, Osasco e Barueri saem da fase laranja e entram na fase amarela (que reabre com restrições restaurantes, bares, salões de beleza e academias). As regiões de Registro e Baixada Santista também estão na fase amarela.
Regiões de Campinas, Ribeirão Preto, Franca e Araçatuba ainda seguem na fase mais restritiva do plano, por conta dos índices da doença ainda estarem em situação preocupante.
O Plano São Paulo é a diretriz do governo do estado que estabelece a flexibilização da quarentena. A escala vai de 1 (vermelha), a mais restrita, até a 5 (azul), com a volta total da atividade econômica.
O protocolo é revisado a cada duas semanas e leva em conta vários quesitos, como taxa de ocupação de leitos de UTI, variação no número de casos e de mortes por covid-19.
Paulo Menezes, coordenador do Centro de Contingência do Coronavírus, reforçou que, apesar das medidas de flexibilização os dados são acompanhados diariamente e, se necessário, uma restrição será imposta em regiões que porventura apresentem alta nos índices.
“Nós entendemos que estamos permitindo a retomada gradual e cuidadosa de atividades que haviam sido suspensas. E é acompanhado de monitoramento constante. Vendo o progresso da epidemia no estado de São Paulo tenho confiança que nós estamos trabalhando para evitar a segunda onda, tão temida”.
Fonte: Exame, 10/07/2020
Outras matérias da edição
Estacionamentos serão reflexo da retomada econômica
Por Jorge Hori* - Próximo a uma situação de controle da pandemia do novo coronavírus, o SARS-CoV2, com a redução dos níveis (...)
Assessoria jurídica explica legislação sobre acúmulo de função
Operador de estacionamento pode realizar atividade de manobrista, caixa, dentre outros, sem incorrer em acúmulo de função (...)
Saiba mais sobre os ajustes feitos pela Lei 14.020
A Lei nº 14.020/2020, publicada dia 6, trata da conversão da Medida Provisória nº 936/2020, que criou o Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda (...)
Sindepark, o sindicato das empresas de estacionamento
Há três décadas o Sindepark foi criado para defender os interesses das empresas de estacionamento, e nesse tempo de atuação sempre apoiou as empresas (...)
Novo modelo de CNPJ traz agilidade ao registro de empresas
Com a publicação da IN RFB 1963, no DOU de 07/07/2020 a Receita Federal criou um novo modelo de Comprovante de Inscrição e Situação Cadastral (...)
Prévia do PIB indica crescimento da atividade econômica em maio
Em abril, indicador do Banco Central havia despencado por causa da pandemia de coronavírus (...)
Nova gasolina se torna obrigatória em agosto e deve ser mais cara, mas eficiente
Especificações estipulam uma massa específica mínima e um valor mínimo de octanagem (...)
Inovação nos estacionamentos
O Santander, em parceria com o seu portal automotivo Webmotors, vai otimizar os espaços de suas agências bancárias e criará um ambiente (...)
SP aprova suspensão do IPVA de veículos novos durante pandemia
Lei não garante dispensa do pagamento do imposto, mas readequa como medida emergencial e temporária para evitar multas (...)
Resolução prorroga prazos de validade da CNH
Medida do Contran atende a solicitação feita pela CNT e vale também para dos certificados de cursos especializados para o transporte (...)
Venda de veículos leves usados cresce 71,8% no mês de junho
No entanto, transferências no primeiro semestre caíram quase 35% como consequência da quarentena (...)
Anac reajusta tarifas dos aeroportos de Viracopos e Guarulhos
A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) reajustou o teto de tarifas aeroportuárias dos aeroportos internacionais de Viracopos, em Campinas (...)
Cachorro é pego 'dirigindo' Tesla Model 3 nos EUA
O vídeo de um cachorro “dirigindo” um Tesla Model 3 em um estacionamento, nos Estados Unidos, tem feito bastante sucesso no Reddit (...)