Em 2021, o Corpus Christi vai cair em 3 de junho, uma quinta-feira. A data é ponto facultativo na maior parte do Brasil, ou seja, fica a cargo do empregador conceder folga ou não. No entanto, é comum grande parte das empresas dar folga nesta data.
Neste ano, para tentar aumentar o isolamento social, algumas cidades optaram por antecipar o feriado. É o caso de São Paulo (SP). O então prefeito Bruno Covas (PSDB) adiantou diversos feriados entre o fim de março e o começo de abril.
Não só o de Corpus Christi 2021 estava na lista como também o de 2022 - ou seja, se sua empresa adotou o decreto e você folgou no fim de março, não terá direito ao feriado de Corpus Christi neste ano e nem no próximo.
É bom ficar atento porque essa foi uma medida municipal da cidade de São Paulo. Outras cidades do país também adotaram estratégias semelhantes, então é bom você checar o status da sua cidade. No caso da cidade do Rio de Janeiro (RJ), por exemplo, Corpus Christi não fazia parte dos feriados adiantados.
Como saber quando é o feriado?
Assim como o Carnaval, o Corpus Christi cai em uma data diferente todo ano. Isso ocorre porque esses feríados dependem da data em que a Páscoa cai. O Corpus Christi ocorre 60 dias após o domingo de Páscoa, enquanto o domingo de Carnaval ocorre 7 semanas antes desta data.
O Corpus Christi não é um feriado nacional. Contudo, algumas cidades consideram a data um feriado municipal - é o caso de Salvador (BA), Fortaleza (CE), Belo Horizonte (MG), entre várias outras. Neste caso, a folga do trabalhador deve ser respeitada por lei - ou deve ser feito um pagamento adicional caso o funcionário trabalhe na data.
Fonte: Agência Brasil, 24/05/2021