Comerciantes da região continental de Florianópolis pedem a reativação do estacionamento rotativo, a Zona Azul, nas principais ruas dos bairros. Representantes da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) de Florianópolis, Dom Parking, Acif (Associação Comercial e Industrial de Florianópolis) e secretarias de Mobilidade Urbana e do Continente discutiram a proposta. Conforme o gestor de Negócios da CDL, Hélio Leite, são muitas reclamações de associados e comerciantes na região, após a retirada das vagas da Zona Azul.
Leite diz que houve prejuízo substancial ao comércio local, por causa da diminuição de clientela, que não encontra locais para estacionar. A Secretaria de Mobilidade Urbana fará um estudo técnico para verificar os locais onde poderão ser instalados os parquímetros da Dom Parking e quais bairros receberiam o controle.
A entrega deste estudo está prevista para 20 de julho. Para o secretário de Mobilidade Urbana, Vinícius Cofferri, a reimplantação do sistema irá melhorar significativamente a mobilidade na região continental, a rotatividade de veículos e o acesso ao público que frequenta e faz uso do comércio e dos serviços.
A previsão é de instalação de 50 parquímetros para monitorar aproximadamente 1.500 vagas de estacionamento.
Segundo o secretário do Continente, Deglaber Goulart, a reimplantação da Zona Azul atenderá a uma solicitação dos comerciantes, que sofrem com a falta de estacionamento e veem seus negócios prejudicados.
Fonte: Notícias do Dia (Florianópolis), 19 de junho de 2015