Começou a operar nesta segunda-feira (8), após três meses em teste, o controle de acesso de veículos ao aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre. O uso do meio-fio, para embarque e desembarque de passageiros, será permitido por 10 minutos — caso esse período seja excedido, serão cobrados R$ 20 a cada 10 minutos ultrapassados.
O pagamento pode ser feito nos pontos de autoatendimento da Estapar localizados no Terminal de Passageiros, nos estacionamentos e nos totens próximos às cancelas de saída. Pouco depois das 6h, o movimento era tranquilo nos acessos, mas houve registro de filas entre 4h e 5h.
O motorista Matias John precisou descer do carro para ajudar a mãe, já idosa, a carregar as malas. Ele entrou no estacionamento às 5h26min e estourou o tempo de tolerância: ficou 30 minutos e precisou pagar R$ 60.
— É exorbitante o valor, e o tempo não tem coerência nenhuma (...) Mas, se não tem alternativa, vamos ter que pagar — afirmou.
Os motoristas que desejarem permanecer por mais tempo no aeroporto, além do período indicado para embarque e desembarque em veículos, poderão buscar as áreas de estacionamento, que serão acessadas com o mesmo tíquete.
As cancelas na entrada e na saída do terminal de passageiros foram instaladas em abril. Em duas ocasiões, a Fraport, administradora do Salgado Filho, alterou a data de início da cobrança — problemas na emissão dos tíquetes, que ocasionaram filas, foram os principais motivos para os adiamentos.
GZH, 08/08/2022