A Câmara Municipal publicou nesta sexta-feira (6) uma lei que estabelece a isenção de cobrança de estacionamento em locais acessíveis de uso comum público para pessoas idosas com mais de 65 anos em Juiz de Fora. O projeto havia sido vetado pelo prefeito Antônio Almas (PSDB).
De acordo com o texto da lei, promulgada no Atos do Legislativo, os espaços em que a gratuidade fica garantida são hospitais, clínicas médicas e terapêuticas, farmácias, supermercados, shoppings, casas de shows e teatros.
Nas razões do veto, o chefe do Executivo havia apontado inconstitucionalidade na proposta, pois, segundo ele, a competência para legislar sobre este tipo de matéria não compete aos vereadores. Além disso, ele identificou ainda que a matéria viola a Constituição ao permitir interferência no direito privado das instituições.
Com a publicação da Câmara, a lei está em vigor em Juiz de Fora e os estabelecimentos terão o prazo de um mês para se adequarem.
Fonte: G1/Zona da Mata, 06/11/2020
Outras matérias da edição
Eleição para prefeito e a decisão pelo voto útil
Por Jorge Hori* - Diante dos dados da nova pesquisa Ibope, com levantamentos já em novembro, emergem duas perguntas (...)
Sindepark finaliza pesquisa em Pinheiros
O Sindepark já tem os resultados da pesquisa realizada em Pinheiros referentes à segunda e última parte (...)
Estacionamento no Ibirapuera agora tem valor único
O sistema de cobrança para estacionamento no parque Ibirapuera (zona sul da capital paulista) mudou (...)
Outubro supera 200 mil emplacamentos pela primeira vez no ano
Foram emplacados 205 mil veículos leves, em pequena alta de 3% sobre setembro (...)
Negociação de usados segue aquecida em outubro
O segmento de automóveis e comerciais leves registrou, isoladamente, alta maior, de 6,3% em relação a setembro (...)
Perguntas e respostas sobre cadastramento do PIX: fique atento às medidas de segurança e evite que sua empresa caia em golpes
Fraudadores estão utilizando o phishing, uma forma de fazer com que as pessoas forneçam informações bancárias confidenciais (...)
Veículos elétricos e híbridos são oportunidade para engenharia nacional ganhar protagonismo
Para acompanhar as demandas e necessidades locais, Bosch investe em desenvolvimentos feitos pelas equipes brasileiras (...)
Ainda é preciso fazer o rodízio dos pneus?
A prática pode aumentar o tempo de uso, mas é preciso estar atento ao tamanho das rodas (...)