Sim, ainda é preciso fazer o rodízio dos pneus do carro, mas existem algumas exceções. Em algumas concessionárias, essa troca já é feita na hora da revisão programada.
Algumas montadoras não recomendam a prática porque alguns modelos utilizam pneus ou até rodas com tamanhos diferentes na dianteira e na traseira, o que inviabiliza a troca, como o Porsche 911. Não é comum, mas vale a pena checar.
Por qual motivo?
O motivo para esse rodízio é bem simples: Com a troca, a borracha se desgasta uniformemente e nenhum dos eixos fica com um par mais "careca" que o outro.
Os pneus do eixo tracionado sofrem uma força maior do que os demais, tendo um desgaste até três vezes maior. Isso pode gerar problemas para o condutor. Com o pneu careca, a aderência ao solo fica desigual, o que pode causar acidentes em situações extremas, como em dias de chuva.
Fonte: AutoEsporte, 05/11/2020
Outras matérias da edição
Eleição para prefeito e a decisão pelo voto útil
Por Jorge Hori* - Diante dos dados da nova pesquisa Ibope, com levantamentos já em novembro, emergem duas perguntas (...)
Sindepark finaliza pesquisa em Pinheiros
O Sindepark já tem os resultados da pesquisa realizada em Pinheiros referentes à segunda e última parte (...)
Estacionamento no Ibirapuera agora tem valor único
O sistema de cobrança para estacionamento no parque Ibirapuera (zona sul da capital paulista) mudou (...)
Outubro supera 200 mil emplacamentos pela primeira vez no ano
Foram emplacados 205 mil veículos leves, em pequena alta de 3% sobre setembro (...)
Negociação de usados segue aquecida em outubro
O segmento de automóveis e comerciais leves registrou, isoladamente, alta maior, de 6,3% em relação a setembro (...)
Câmara publica lei que estabelece gratuidade em estacionamentos de uso público para idosos em Juiz de Fora
A medida define que isenção deve ser obedecida em hospitais, clínicas médicas e terapêuticas, farmácias, supermercados, shoppings, casas de shows e teatros (...)
Perguntas e respostas sobre cadastramento do PIX: fique atento às medidas de segurança e evite que sua empresa caia em golpes
Fraudadores estão utilizando o phishing, uma forma de fazer com que as pessoas forneçam informações bancárias confidenciais (...)
Veículos elétricos e híbridos são oportunidade para engenharia nacional ganhar protagonismo
Para acompanhar as demandas e necessidades locais, Bosch investe em desenvolvimentos feitos pelas equipes brasileiras (...)