Comprar um carro zero é um desejo que Seu Luís está prestes a realizar. "No ranking dos bens materiais, o carro está em primeiro lugar, porque a gente já tem casa, o básico de uma família a gente já tem", comenta.
Como ele, 27% dos entrevistados de uma pesquisa sobre intenção de consumo responderam que pretendem comprar ou trocar de carro em 2011. Segundo o estudo, o apetite de consumidores de todas as classes aumentou nos últimos dois anos.
"Isso mostra que o consumidor brasileiro está mais interessado em adquirir de forma geral coisas que não pôde adquirir no passado", avalia Marcos Gouvêa de Souza, presidente da consultoria GS&MD.
Em 2008, 16% pretendiam comprar um eletroeletrônico, como computador e celular. Agora são 28%. Os livros também estão na lista de compra. Em 2008, 52% disseram que gostariam de ler mais. Hoje 56% prometem se empenhar em aumentar o tempo de leitura.
A pesquisa também mostra que os brasileiros hoje se permitem ir mais longe nos próprios sonhos. Os projetos de consumo para 2011 incluem serviços essenciais para o bem estar de qualquer família. Ao todo, 38% querem começar a pagar um plano odontológico; 34%, um plano de saúde; e 30% gostariam de ter um seguro de vida.
"É reflexo direto de melhoria da renda da família, melhoria de emprego, melhoria da oferta de crédito, que permite o acesso a esses produtos e serviços e a melhoria do índice de confiança do consumidor no presente e no futuro", observa Marcos Gouvêa de Souza, presidente da consultoria GS&MD.
O serviço campeão na preferência dos consumidores está ligado ao lazer. A vontade de viajar passou de 44% há dois anos para 69% em 2010.
Agora é torcer para que a economia em 2011 se comporte bem para que essas expectativas de consumo dos brasileiros possam se realizar.
Fonte: programa Bom Dia Brasil (TV Globo), 27 de dezembro de 2010