O mercado de veículos registrou em agosto o melhor mês de vendas em mais de três anos e meio: os licenciamentos de leves e pesados atingiram volume de 248,6 mil unidades no período, o maior desde janeiro de 2015, quando os emplacamentos somaram 253,8 mil unidades. O desempenho de agosto superou, inclusive, o resultado de dezembro do mesmo 2015 (227,9 mil veículos), o mês tradicionalmente mais forte do ano. Os dados foram divulgados pela Fenabrave, entidade que representa o setor de distribuição no Brasil.
O desempenho de agosto como o melhor mês dos últimos três anos já era esperado pela indústria, conforme foi antecipado pelo presidente da Anfavea, Antonio Megale.
O resultado representou aumento de 14,3% sobre o desempenho verificado em julho, quando as vendas atingiram 217,4 mil unidades. Sobre agosto de 2017, o incremento é semelhante, de 14,8%.
A média diária de vendas também cresceu: foram 10,8 mil unidades para cada um dos 23 dias úteis de agosto. Em julho, que teve um dia útil a menos, a média foi de 9,8 mil.
Para o presidente da Fenabrave, Alarico Assumpção Júnior, embora o cenário político esteja indefinido, o que para ele impede de ter uma visão mais clara sobre seus efeitos na economia pelos próximos meses, o mercado tem se comportado da forma esperada.
Segundo a Fenabrave, as vendas de automóveis em agosto cresceram quase 16% contra julho, ao totalizar 203,9 mil carros novos. Já no comparativo de agosto do ano passado, houve aumento de 12,7%.
O resultado do agosto ajudou a manter o crescimento que tem sido visto no segmento de veículos leves ao longo de 2018: no acumulado de oito meses, as vendas fecharam em 1,57 milhão de veículos, considerando automóveis e comerciais leves, volume 14,1% maior que o registrado há um ano, quando o mercado emplacou 1,37 milhão de veículos novos.
Fonte: Automotive Business, 03/09/2018