O futuro do carro é elétrico, todo mundo sabe, mas o futuro nunca esteve tão próximo. Só este ano, diversos fabricantes automotivos estabeleceram metas de eletrificação ousadas e a médio prazo. A maioria das marcas anunciou que quer que toda ou boa parte da linha seja híbrida ou elétrica, em média, até 2030.
Mas já vá preparando a tomada de casa, porque mesmo para 2025 há promessas de eletrificação maciça, por parte não só de fabricantes de luxo, como também das chamadas montadoras generalistas. Veja as marcas que vão investir em eletrificação.
1. Renault
A montadora mais recente a falar que não quer saber de motor tradicional foi a Renault. O CEO do grupo francês, Luca de Meo, foi enfático ao afirmar que a empresa não vai mais produzir novos propulsores puramente a combustão. Os que existem serão modernizados e atualizados para atender a normas de emissões até serem descontinuados – o que não deve demorar.
Além do Zoe, um dos elétricos mais vendidos do mercado europeu, e do Master Z.E., a Renault também promete investimento forte em outros modelos 100% EVs. Recentemente, a montadora mostrou uma variante do novo Kangoo que não queima nenhum combustível.
- General Motors
A gigante estadunidense remodelou até a marca para reforçar sua estratégia global de mobilidade elétrica, batizada de “Everybody In” – foi a primeira vez, desde 1964, que o logotipo da GM mudou mais do que apenas o sombreado das letras. Segundo o fabricante, serão investidos US$ 27 bilhões até 2025 para desenvolvimento de 30 novos carros elétricos.
Vale lembrar que, recentemente, a montadora lançou a nova geração do Bolt, com direito a uma variante crossover, e ressuscitou o Hummer como uma picape zero emissões. Além disso, a norte-americana faz parcerias com outros fabricantes, como com a Honda para a produção de um crossover elétrico no México. - Nissan
A marca japonesa avisa que todos os seus lançamentos nos próximos nove anos terão versões elétricas. E, a partir de 2031, a Nissan quer ter só produtos eletrificados na Europa, além dos mercados dos Estados Unidos, Japão e China.
Na linha Nissan o destaque atual é o Leaf, o elétrico mais popular do mundo, com mais de 500 mil unidades vendidas até hoje.
4. Volvo
A marca sueca controlada pela chinesa Geely não brinca quando o assunto é emissão zero, não. A empresa já deixou bem claro que até 2030 só terá carros elétricos – isso mesmo que você leu, somente 100% elétricos daqui a nove anos.
5. Volkswagen
Accelerate é o nome do projeto de eletrificação da marca alemã revelado recentemente. E é acelerado mesmo. Até 2030 a Volks quer ter participação de mais de 70% no mercado de carros elétricos da Europa. Em 2016, essa mesma meta da empresa apontava 35% de market share.
Para os amantes da gasolina, um alento: a Volks jurou que as próximas gerações de modelos como Golf, Tiguan, T-Roc e Passat manterão suas versões com motores a combustão. Porém, todos eles terão configurações híbridas plug-in.
6. Honda
O plano de eletrificação da Honda é gradativo e bem pontuado. A japonesa quer que 2/3 de seu portfólio global seja de modelos EVs ou híbridos até 2030. Mas a estimativa para 2040 é que a totalidade de suas vendas seja de carros puramente elétricos – apesar de manter modelos eletrificados até lá. - Audi
O CEO da marca alemã, Markus Duesmann, já deu o recado: a Audi não vai mais desenvolver novos propulsores a combustão. Some a esta afirmação do chefão das argolas a notícia, veiculada pela revista de negócios alemã “WirtschaftsWoche”, de que a montadora só vai vender modelos puramente elétricos a partir de 2035. - Jaguar Land Rover
Outra marca de luxo no ritmo da eletrificação, mas esta bem mais ousada. A Jaguar anunciou oficialmente que só terá modelos 100% elétricos já a partir de 2025. Uma meta ambiciosa, visto que o único modelo puramente na tomada do fabricante britânico atualmente é o utilitário esportivo I-Pace. - Ford
Outra gigante automotiva que botou as asinhas de fora no que diz respeito à eletrificação foi a Ford. A montadora norte-americana quer que toda sua linha de veículos de passeio (automóveis e SUVs) seja zero combustão até 2030. Com uma ressalva: na Europa a meta é ter só elétricos até 2026.
Vale lembrar que a marca lançou, em 2019, o Mustang Mach-E, seu primeiro modelo totalmente EV, que deve chegar ao Brasil ainda este ano.
10. BMW e Mini
A marca alemã promete 25 modelos totalmente eletrificados até 2023, fruto de um aporte de mais de 30 bilhões de euros em pesquisa e desenvolvimento em mobilidade elétrica até 2025. Daqui a quatro anos, a empresa irá desenvolver uma nova geração de motores elétricos.
Porém, é outra integrante do grupo bávaro quem vai ficar totalmente na tomada primeiro. A Mini só terá elétricos a partir de 2030, segundo promessa do próprio presidente da BMW, Oliver Zipse. A marca britânica já tem até ano de despedida para seu último carro puramente a combustão: 2025.
Fonte: Autopapo, 30/05/2021