“Todas as crises têm as suas dificuldades e oportunidades. Esse é o momento de olharmos para as oportunidades.” A afirmação é do empresário Abilio Diniz, que se classifica como um otimista nato. “Este é um ano de olhar para o espelho e não olhar para a janela. Olhar para o espelho e perguntar: o que nós vamos poder fazer pelos nossos negócios?”
Presidente do Conselho de Administração da Península Participações e membro dos Conselhos de Administração do Grupo Carrefour e do Carrefour Brasil, ele participou, dia 1º, do Interactive Retail Trends – Pós-NRF, promovido no Teatro Santander, em São Paulo, pela Gouvêa Experience, braço de eventos da Gouvêa Ecosystem. O evento resume os aprendizados da NRF 2022 e mostra as perspectivas do varejo brasileiro sob a ótica de executivos e especialistas do setor.
Com o tema “Repensando o cenário do presente e do futuro”, Abilio Diniz falou por cerca de uma hora sobre economia, varejo e eleições. Destacou que a nova variante da covid-19 ainda preocupa, mas ressaltou: “Isso tudo não está acontecendo só no Brasil, mas no mundo todo. Trabalho muito na França e nos Estados Unidos, e lá a quantidade de gente infectada pela Ômicron é enorme”.
O executivo destacou ainda que outras questões com as quais o País tem de lidar atualmente, o desemprego e a inflação, são igualmente globais. “A nossa inflação está acima de 10%, mas nos Estados Unidos está acima de 7%. Não podemos dizer que estamos bem, mas estamos próximos daquela que é considera a maior economia do mundo. A Europa, que passou dez anos com deflação, agora tem inflação de 5%”, exemplificou.
Subida da montanha
Para Abilio Diniz, o Brasil deve sair de dois anos de recessão para começar a “subir a montanha”. “Em 2020 caímos 4,1% e os EUA caíram 4,7%. Em 2021, a expectativa é que os EUA tenham crescido um pouco mais de 5% e nós, mais de 4%. É importante olharmos para esses números e vermos que nem tudo está ruim.”
Ele acredita que o PIB vai crescer neste ano, ainda que não de forma expressiva. Para o empresário, o fato de a taxa de desemprego ter caído da casa dos 14% para a dos 11% prova que o País está em recuperação. “O que nós mais precisamos no nosso país é crescimento, crescimento sustentável. Para obter esse crescimento, necessitamos de confiança. Quem for resiliente vai conseguir passar por esse ano, talvez até com crescimento.”
O ano eleitoral, admite Abilio Diniz, traz desafios extras. Mas também oportunidades. “Não vou apoiar candidato nenhum. Quero ficar independente para poder analisar os planos econômicos e poder levar, para os meus mais de 3 milhões de seguidores nas redes sociais, uma palavra sobre a perspectiva da economia para 2023 de acordo com o que candidatos e assessores econômicos estão colocando.”
O empresário também defendeu as privatizações. “É muito difícil fazer privatizações. Existe muito corporativismo. Mas hoje até os governos mais de esquerda pensam que precisamos privatizar muitas empresas no Brasil. O governo é um mau gestor.”
Fonte: Mercado & Consumo, 01/02/2022 (Imagem: Aiana Freitas)
Outras matérias da edição
Implicações para empresa optante pelo Simples Nacional relativas à participação societária
Para que as empresas já optantes pelo Simples Nacional possam permanecer no regime, é necessário acompanhar situações de limite d (...)
Setor de serviços representa quase metade dos empregos formais criados em 2021
Dados do Caged mostram recuperação do segmento, após dificuldades geradas pela pandemia (...)
Como a tecnologia 5G poderá revolucionar a vida do motorista
Após leilão para implementar a tecnologia 5G no Brasil, considerado o maior do mundo pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (...)
Em menos de um ano, BC subiu juros de 2% para 10,75%, para corrigir seu próprio erro
Após dois dias de reunião, o Comitê de Política Monetária (Copom) confirmou as expectativas do mercado e elevou (...)
EstaR: novidade facilita pagamento (PR)
Os motoristas de Curitiba que fazem uso de vagas de estacionamento rotativo nas ruas da cidade passam agora a ter mais facilidade na (...)
Projeto de lei busca acréscimo de vagas para bicicletas em estacionamentos privados de Caxias
Discutido desde 2019 no Legislativo caxiense, o projeto de lei complementar 16/2021 visa estipular o acréscimo de ao menos (...)
Aeroporto da Pampulha passa a ser operado pelo Grupo CCR
Com novos hangares, o Aeroporto Carlos Drummond de Andrade poderá ser transformado no principal centro de aviação executiva do País (...)
Portaria reduz tempo de licença para casos de Covid-19
A Portaria nº 14, elaborada conjuntamente pelos ministérios do Trabalho e da Saúde, e publicada no dia 20 de janeiro, reduz de duas semanas para 10 (...)
Câmara aprova projeto que pune motorista que divulgar infração de trânsito
Em caso de reincidência dentro de dois anos, está prevista a cassação da CNH. Texto segue agora para sanção do presidente (...)
Transição para carros verdes avança, mas ainda enfrenta obstáculos
Os dilemas e controvérsias no caminho para transformar a frota global de veículos em modelos elétricos (...)