*Roberto Naman - O carro como um bem simbólico - afetivo, e o papel da administradora do estacionamento no imaginário do condômino em edificios comerciais.
“Todo brasileiro é apaixonado por carro”.
Não por acaso essa frase utilizada como slogan em peças publicitárias de uma distribuidora de petróleo fixou-se na mente dos brasileiros por décadas.
Apesar do pensamento dominante afirmar que a geração Z está se desapegando do carro, pesquisas recentes demonstram que esse argumento não encontra respaldo na realidade.
A adoção do veículo próprio continua ocorrendo, só que um pouco mais tarde.
O que há de novo é que o atributo “status”, antes fortemente vinculado ao carro, já não é tão forte.
Por outro lado, o sentimento de propriedade continua firme. Uma vez comprado o carro, o sentimento de propriedade é muito forte!
As implicações são fortíssimas e, na maioria das vezes ignoradas tanto pelos contratantes quanto pelas próprias operadoras de estacionamento, potencializando as chances de reclamações e insatisfações condominiais.
No ecossistema de Facilities em um edifício corporativo, nenhum outro serviço é tão pessoal quanto a guarda de veículos.
Consequência mais visível deste aspecto é a camaradagem que surge com razoável frequência entre manobristas e condôminos.
“A garagem é o coração do empreendimento”.
Não à toa o coração é utilizado nesta frase, pois associa-se coração a sentimento e emoção. Por isso, o design do estacionamento e seus serviços têm que ser pensados levando-se em conta as emoções dos usuários.
Os aspectos práticos como sistemas de acesso, disposição de vagas, etc. devem ser sempre levados em conta, pois eles servem para eliminar as emoções negativas.
Experimente estar com pressa e a cancela não abrir justo na hora que precisa ir embora. Uma raiva terrível irá se apoderar de você, não é mesmo?
Porém eliminar emoções negativas é muito pouco. Em tempos de Green Buildings, Edificios Triple A, e locatários cada vez mais exigentes, a garagem não pode ser vista como algo menor. O serviço e tecnologia disponíveis devem estar à altura do enorme capital investido no empreendimento, e servir como mais uma alavanca na atração e retenção dos locatários.
Na Netpark, nos enxergamos como um prestador de serviços cujo propósito maior é “Ajudar as pessoas a terem um dia melhor enquanto trabalham”, e não como guardadores de carros.
Para isso investimos no que chamamos de Tecnologia do Cuidado. Como exemplo, podemos citar o fato de que um condômino Netpark consegue, através do aplicativo, lavar seu veículo com somente 5 toques, no dia e horário que melhor lhe aprouver.
Um outro exemplo corriqueiro que acomete a todos os condôminos. Quem já não esqueceu a carteira em casa com o cartão de acesso que abre a cancela?
Para não ficar parado lamentando o ocorrido o condômino emite um ticket como avulso e na hora de ir embora vê-se obrigado a ir no caixa do estacionamento para abonar o ticket.
Aborrecido, não?
Pois bem, outra das soluções que compõe a Tecnologia do Cuidado é o netID.
Disponibilizamos aos condôminos dentro do aplicativo Netpark um QR code que abre a cancela. Essa solução é aparentemente simples, mas não é, afinal de contas temos que ter várias ações de segurança como ter a certeza de que o netID ficará disponível somente para o condômino daquele edificio, de que ele não é passível de prints para não ser emprestado, ou enviado por WhatsApp, entre várias outras medidas de segurança.
Várias iniciativas como essa fazem com que a operadora do estacionamento passe a ser vista como uma “amiga” do condômino, que ali está para ajudá-lo em seu dia a dia, trazendo a centralidade da relação para as emoções tão positivas que desejamos cultivar.
Por isso resumimos todo esse pensamento em nosso slogan “Um bom dia, todos os dias”.
Até a próxima!
*Roberto Naman, Managing Partner Rede Netpark de Garagens, 8 de fevereiro de 2023