A ascensão dos ecossistemas digitais no setor de estacionamentos

Por muito tempo visto como um segmento estático e resistente a mudanças, o setor de estacionamentos passa por uma transformação digital sem precedentes, que inaugura um novo patamar em termos de prestação de serviços. O advento dos chamados 'ecossistemas digitais' vem remodelando a maneira como as empresas operam, trazendo eficiência, conveniência e novas oportunidades de negócios.

De acordo com relatório da Business Research Insights, o mercado global de estacionamentos inteligentes (denominados crowdsourced) deverá atingir a marca de US$ 731 milhões até 2031, crescendo a uma taxa composta anual de 8,2% no período. O número é quase o dobro do calculado em 2022, quando o tamanho desse mercado era projetado em US$ 350,1 milhões, conforme indica o mesmo estudo.

Esse salto é impulsionado pela crescente necessidade de soluções de estacionamento eficientes. E isso também inclui os sistemas de Zona Azul, ou seja, os estacionamentos rotativos presentes nos centros urbanos, que cada vez mais são demandados e, consequentemente, também requerem uma operacionalização cada vez mais eficiente.

Em ambos os casos, a digitalização desses serviços por meio da adoção de tecnologias interconectadas elevaram o segmento a um novo patamar. Grandes empresas que atuam nesse mercado, a exemplo da Estapar, têm direcionado boa parte de seus investimentos em plataformas de gestão que fornecem informações em tempo real e também em sistemas de IoT (Internet das Coisas), que monitoram a ocupação e automatizam o processo de cobrança.

Em paralelo, as receitas advindas do 'meio digital' representam fatia cada vez mais expressiva do faturamento da companhia. No caso da Estapar, os canais virtuais já correspondem a 18,3% do seu provento anual. Em 2020, esse número era de 2,9% – ou seja, seis vezes menor.

Hoje em dia, o simples uso de um aplicativo móvel garante ao usuário que ele encontre a vaga desejada, faça o pagamento do seu estacionamento e ainda disponha de uma série de outros serviços. De reserva antecipada a contratação de seguros automotivos, tag de pedágio, pagamento de IPVA e licenciamento, dentre uma extensa e variada lista de opções, a depender da ferramenta utilizada.  Essa variedade também se estende às formas de pagamento que já são corriqueiras no dia a dia.

No caso da Estapar, atualmente é possível monitorar todas as suas operações em tempo real, identificar problemas rapidamente e tomar decisões baseadas em dados. Isso não só melhora a eficiência operacional, mas também ajuda a garantir um alto nível de serviço ao cliente.

Contudo, é certo que a implementação de um ecossistema digital não é uma tarefa simples. Além do investimento na gestão da plataforma (sobretudo no que se refere à tecnologia), esse trabalho requer uma mudança na cultura organizacional e a capacidade de se adaptar rapidamente às mudanças. Além disso, questões como privacidade e segurança de dados também precisam ser cuidadosamente consideradas.

Ou seja, ao passo que esse processo de transformação traz novas oportunidades, também traz novos desafios, uma vez que é preciso identificar as necessidades dos clientes e agir de forma assertiva na implantação de ferramentas que tragam mais velocidade e segurança para o dia a dia.

As empresas que conseguirem navegar com sucesso por essa transformação sem dúvida estarão mais bem posicionadas para prosperar na era digital.

Emílio Sanches Salgado Jr, CEO da Estapar/TI Inside, 13 de agosto de 2024