1 - Tendência internacional - Se você não compra um elétrico porque ele não vingou no Brasil, está errado. Muitos países oferecem incentivo para a ampliar a frota de eletrificados, uma vez que há uma série de benefícios. Entre eles a redução de emissão de gases nocivos, bem como a dependência de combustíveis fósseis. O país ainda engatinha, mas o interesse de montadoras estrangeiras e uma maior receptividade do brasileiro podem melhorar o cenário em curto espaço de tempo.
2 - 2 Há cada vez mais pontos de recarga
Um dos principais desafios dos veículos elétricos é a infraestrutura de recarga. Antes de comprar, verifique a localização dos pontos de carregamento disponíveis próximos à sua casa ou local de trabalho. A princípio, os fabricantes de veículos elétricos já fornecem um mapa com a localização dos pontos de recarga em seu site. Além disso, muitos deles, como é o caso da Jeep, estão ampliando os pontos de recarga em todo o país.
3 - Há benefícios como isenção de IPVA para quem comprar um carro elétrico
Vários estados brasileiros já oferecem isenção ou devolvem parte do valor pago pelo IPVA. Além disso, em cidades como São Paulo, os eletrificados podem rodar qualquer dia sem se preocupar com o rodízio. Verifique se existem incentivos fiscais disponíveis para a compra de um carro elétrico. Alguns países oferecem incentivos fiscais para proprietários de veículos elétricos, como a isenção de impostos ou a possibilidade de solicitar descontos em impostos de importação. O ideal é pesquisar antecipadamente para encontrar quais opções estão disponíveis na sua região.
4 - O tempo de recarga varia de acordo com o equipamento utilizado
Você pode carregar a bateria do seu carro elétrico na tomada comum, mas o tempo de recarga será maior. Isso porque a fonte de alimentação varia de acordo com o tipo de equipamento utilizado. O ideal é instalar o wallbox. É um tipo de carregador específico para carro elétrico ou híbrido plug-in por meio de um cabo de conexão elétrica. A instalação deve ser feita por um profissional nas condições adequadas.
5 - Avalie seu estilo de vida antes de comprar um carro elétrico
É claro que comprar um carro elétrico é diferente se você mora em São Paulo e se você mora em uma cidade mais afastada de outros estados. Nem sempre há pontos de recarga suficientes ou estradas para isso, uma vez que os eletrificados são mais indicados para regiões urbanas.
Apesar de os veículos elétricos apresentarem um torque muito alto e são ideais para o uso em áreas urbanas, mas isso não significa que todos os modelos são ideais para todas as situações. Verifique a potência do motor, a velocidade e a dirigibilidade antes de escolher um modelo.
Garagem 360/Robson Quirino, 23/07/2023