Pane elétrica no carro é uma das ocorrências mais atendidas nas estradas; veja como evitar

Pane elétrica é a ocorrência mais atendida nas estradas brasileiras, segundo a Arteris, empresa de gestão responsável por 3.200 km de rodovias no Brasil. A concessionária reportou aumento de 16% nos registros do problema nas autoestradas em que opera em 2023.

Entre janeiro e outubro de 2023, foram registradas 16.007 ocorrências deste tipo contra 13.815 no ano passado. Nota-se também um expressivo aumento nos registros durante os feriados prolongados, quando as rodovias ficam mais congestionadas.

O que fez panes elétricas aumentarem?

As altas temperaturas causadas pelas mudanças climáticas são apontadas pela concessionária como um dos principais motivos para as panes. Caso a bateria ou o alternador do carro não estejam funcionando direito, o uso excessivo do ar-condicionado pode sobrecarregar o sistema elétrico.

É preciso estar atento, pois uma pane elétrica pode causar o mau funcionamento de componentes importantes do carro e até incêndios nos casos mais extremos.

Como evitar as panes elétricas?

A falta de manutenção preventiva de componentes do carro também pode levar ao problema. Por isso, é preciso ficar atento ao funcionamento de algumas peças. São elas:

Injeção eletrônica: Antes de uma pane acontecer, é normal que um ícone amarelo acenda no painel de instrumentos. Problemas no eletroinjetor, nas velas e até combustível adulterado podem ser causadores de defeitos no sistema de injeção.

Bateria: Quando descarregada, a bateria pode ser causadora de panes elétricas, ainda mais aliada a um alternador defeituoso. Substituir o equipamento pode ser uma solução para evitar problemas futuros.

Alternador: Trata-se de uma das peças mais importantes do carro, responsável por converter energia mecânica em elétrica. Durante uma pane, as luzes internas diminuem, a direção elétrica fica dura e o motor perde potência. O alternador é composto por várias peças (polia, correia, rotor, estatores e reguladores de tensão). Ao identificar uma possível pane, leve o carro a um mecânico de confiança para avaliar qual delas está com defeito. Nem sempre todo o conjunto deve ser substituído.

Dá multa?

Muitas pessoas confundem panes elétricas com panes secas, mas os problemas são completamente diferentes. Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), se um carro parar na estrada por falta de combustível, o motorista pode ser autuado em R$ 130,16 e levar quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Isso porque o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) entende que garantir o abastecimento do veículo é uma responsabilidade do proprietário.

As panes elétricas, por outro lado, são imprevisíveis e fazem o carro parar de funcionar repentinamente. Logo, o motorista não será multado se este problema acontecer em via pública.

Vale lembrar que o local da ocorrência deve ser sinalizado com o triângulo de segurança obrigatório. Trafegar sem o equipamento é uma infração gravíssima que pode gerar multa de R$ 191,54 e tirar sete pontos da carteira de habilitação.

AutoEsporte, 17/11/2023