Parking News

Vendas de veículos pioram 6,4% no 1º bimestre

carros-988

A esperança de retomada nas vendas de veículos no Brasil continua sendo postergada, já que os números ainda não apresentam reação. Entre leves, caminhões e ônibus, o volume de emplacamentos encolheu 6,4% no primeiro bimestre de 2017 na comparação com período equivalente do ano passado, para 282,8 mil unidades. Os dados do Renavam foram divulgados na quarta-feira, 1º, pela Fenabrave, entidade que representa os concessionários.

Em fevereiro, as vendas somaram 135,6 mil veículos, com queda de 7,8% na comparação com janeiro e de 7,6% sobre o registrado há um ano. Entre os veículos leves, a demanda por automóveis diminuiu 8% no primeiro bimestre do ano. No mês passado, os emplacamentos do segmento caíram 14% na comparação mensal e ainda 8,4% na anual, para 112,3 mil unidades.

Os comerciais leves foram a única categoria a registrar resultado positivo no ano. Foram vendidos 20 mil veículos em fevereiro, com baixa de 9,7% sobre janeiro, mas evolução de 3,4% em relação com o mesmo mês de 2016. Somados os resultados dos dois primeiros meses, foram 42,1 mil unidades, volume que supera em 11,7% o anotado há um ano.

Média diária cresce

Comunicado distribuído pela Fenabrave destaca que os resultados ainda evidenciam a sazonalidade tradicional do início do ano, período em que as vendas são mais fracas. A entidade enfatiza ainda que o baixo índice de confiança do consumidor continua fazendo com que as famílias adiem a compra de veículos.

Ainda assim, a organização percebeu um movimento positivo em fevereiro: a melhora da média diária de vendas na comparação com janeiro. Segundo a Fenabrave, no mês passado este número cresceu 12,7% para 7,3 mil automóveis e comerciais leves emplacados por dia. Diante disso, a entidade enfatiza que o principal fator para a contração do resultado foi o menor número de dias úteis. Em fevereiro foram quatro dias de vendas a menos do que janeiro.

A organização mantém a expectativa de que 2017 seja marcado pelo início de uma retomada nas vendas, que deve acontecer de forma lenta. No início do ano a Fenabrave divulgou a expectativa de que o mercado chegue a 2,1 milhões de veículos, considerando leves e pesados, com expansão modesta de 2,3%.

Fonte: revista Automotive Business, 01/03/2017

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Alteração nas PPPs beneficia estacionamentos

Por Jorge Hori* A lei brasileira que regula as Parcerias Público-Privadas, conhecidas como PPPs, define um piso mínimo de R$ 20 milhões. Estaria em estudo dentro do Governo a redução desse piso para q (...)

Metrô perde usuários pela 1ª vez em 12 anos

Pela primeira vez desde 2004, o Metrô de São Paulo registrou diminuição no número total de passageiros transportados em um ano. Dados obtidos pela Folha mostram que, no ano passado, a companhia ligada (...)

Projeto prevê fim de Zona Azul para idosos

Tramita na Câmara de Osasco projeto de lei de autoria do vereador Daniel Matias (PTN) que prevê o fim da cobrança de Zona Azul nas vagas de estacionamento rotativo para idosos, gestantes e deficientes (...)

Combatendo o trânsito caótico

Nove capitais brasileiras figuram na lista das cidades com maior índice de congestionamento do planeta, segundo ranking divulgado por uma empresa de sistemas de navegação para veículos (...)

Parada irregular no topo da lista (RJ)

Com quase 10 mil reclamações registradas, os usuários do aplicativo Colab.re elegeram o estacionamento irregular como a infração mais cometida em Niterói. Segundo dados da ferramenta, cerca de 15% dos (...)

Centro tem novas áreas com rotativo (RJ)

Várias ruas do Centro de Niterói foram plaqueadas, na última semana, e se tornaram áreas de estacionamento rotativo. A medida pegou de surpresa muita gente que trabalha na região, e estaciona por ali (...)

Financiamentos crescem 20% em um ano, aponta BC

A concessão de crédito realizada em janeiro deste ano para o financiamento de veículos somou R$ 6,66 bilhões, aumento de 20,7% sobre igual mês do ano passado, quando o total de recursos foi de R$ 5,52 (...)

Brasileiros passam mais de 5 anos dentro do carro

A Citroën encomendou à CSA Research um levantamento global para entender como as pessoas interagem com seus carros. O Brasil se destacou por ser o país em que os consumidores passam mais tempo dentro (...)


Seja um associado Sindepark