A pesquisa “O comportamento dos Frequentadores de Shopping Centers”, elaborada pela Abrasce, destacou importantes aspectos comportamentais entre as diferentes regiões do país. Na região Nordeste, aparece o percentual mais alto de público que frequenta semanalmente o shopping (49%, contra 44% da média nacional). Para comentar sobre esta pesquisa, empreendimentos de Fortaleza e regiões metropolitanas, comentaram sobre como aproveitam esse alto índice em suas estratégias de marketing.
O estudo foi realizado entre os meses de fevereiro e março deste ano, por meio de um painel online com 4.300 frequentadores de shoppings. Foram ouvidos frequentadores com mais de 17 anos dos 26 estados brasileiros + Distrito Federal, abrangendo mais de 240 cidades que abrigam pelo menos um shopping.
A região nordeste é a que mais frequenta o local por motivos de lazer (38%, contra 31% da média nacional); o que mais utiliza espaços de recreação (52%, contra 47% da média nacional) e arena gamer (47%, contra 40% da média nacional). Iara Félix, Gerente de Marketing do Shopping Eusébio, comenta sobre estratégias para manter a programação e distribuição de lojas atrativas para movimentar esse público.
“É importante conhecer o seu público, sua praça. Entender as necessidades da persona faz com que as ações comerciais e de marketing sejam otimizadas, voltadas para sanar suas dores. O Shopping Eusébio sempre busca aliar entretenimento a compras, incentivando a participação dos nossos lojistas em ações e eventos”, aponta.
Os nordestinos são os frequentadores que mais vão ao empreendimento acompanhados por crianças de até 12 anos (50%, contra 46% da média nacional). A relação de lazer desse público com o shopping é a mais marcante.
A pesquisa ainda aponta que também se destaca por frequentar mais o cinema mensalmente (66%, contra média nacional de 60%). Sobre estratégias para otimizar a entrega deste segmento, Myrna Lopes, Gerente de Marketing do North Shopping Jóquei, pontua como a comunicação e experiência são essenciais para captar clientes no Cinema, logo que tem como concorrente forte, os streamings.
“Essa abordagem exclusiva permite que os frequentadores vivenciem a magia do cinema de forma mais envolvente, criando memórias especiais. Além disso, para destacar-se na região, investimos em programações especiais que abordam a cultura local e eventos exclusivos para os amantes do cinema. Dessa forma, proporcionamos um diferencial em relação aos streamings e mantemos uma conexão forte com nosso público, que demonstra um interesse crescente em frequentar o cinema mensalmente”, destaca.
Outro dado ganhou destaque na pesquisa: o Nordeste é um dos frequentadores líderes por passear com pets com mais recorrência nos empreendimentos (34%, contra 30% da média nacional). Quem explica esse fenômeno e as estratégias por trás dele é o Superintendente do RioMar Fortaleza, Gian Franco.
“Somos o primeiro shopping pet friendly da cidade. Os pets podem passear no mall, seguindo regras de convivência que, inclusive, constam em um Manual Pet criado para dar melhor acesso à informação. Quanto à estrutura, o público conta com o Pet Park, área para diversão com obstáculos, rampas e túneis ao ar livre. Já para o momento de fazer um lanche, podem aproveitar o Espaço Pet do Piso L3. Todos os espaços que foram criados ao longo desses anos para atender às demandas do nosso público. Esse ano, inclusive, recebemos o prêmio “Melhor Pet Friendly Fortaleza”, na categoria Shopping Center, um reconhecimento da Secretaria Municipal do Turismo e da Coordenadoria Especial de Proteção e Bem-estar Animal (Coepa)”, conta.
Em relação ao âmbito geral da pesquisa, o estudo indicou que 53% pertencem ao gênero feminino e 47% ao masculino. Sobre escolaridade, 56% responderam que cursaram o ensino superior, 38% o ensino médio e 6% o fundamental. As faixas etárias predominantes são: 30 a 44 anos (27%), 20 a 29 anos (26%), 45 a 59 anos (18%), 17 a 19 anos (17%) e 60 anos ou mais (12%). Em termos de renda, 34% dos respondentes disseram receber até 3 salários mínimos mensais (SM), 33% afirmaram receber entre 3,1 a 6 salários mínimo, 19% de 6,1 a 10 salários mínimos, 7% de 10,1 a 15 salários mínimos e 7% acima de 15 salários mínimos.
Para se manter com posicionamento de um shopping atrativo, Eizon Távora Said, superintendente do Shopping Del Paseo, explica as estratégias que o shopping utiliza.
“O primeiro passo é ter um posicionamento claro. O Del Paseo é considerado um shopping de vizinhança, por exemplo. Em função disso, buscamos conhecer bem o nosso público, mapeando desde as suas preferências até mesmo a sua frequência e tempo de permanência dentro do shopping. Para isso, usamos ferramentas de gestão para acompanhar de perto nosso fluxo e, com isso, subsidiar tanto o Comercial quanto o Marketing, para que juntos trabalhem na prospecção de operações que se adequem ao nosso perfil, assim como nas propostas de ações e eventos que mais conversem com esse perfil”, comenta.
Confira outros dados importantes da pesquisa da Abrasce sobre shoppings:
Hábitos e Comportamentos:
24% consideram a localização como o fator mais importante na escolha do shopping
22% optam pelo empreendimento a partir do mix de lojas
46% preferem comprar em shopping por considerá-lo um local seguro
36% o avaliam como um local prático para resolver as necessidades do dia a dia
65% dos frequentadores vão ao shopping com veículo próprio e o tempo médio de permanência é de 80 minutos.
Comportamento de Compras (Física e Online):
74% disseram pagar com cartão de crédito
63% com débito e 52% já pagam via PIX.
75% costumam pesquisar preço online antes de ir a uma loja física
58% costumam comprar calçados no shopping e 54% vestuário.
Motivação para ir aos Shoppings:
43% se disseram incentivados a visitar os empreendimentos pelas Compras;
31% pelo Lazer
21% pela Alimentação
5% pelos Serviços.
Conexão e Engajamento com os Shoppings:
92% dos clientes estão satisfeitos com os shoppings que costumam frequentar
35% possuem algum aplicativo de shopping no celular.
Nosso Meio, 06/10/2023