No próximo dia 25 de janeiro, a cidade de São Paulo celebra seu 467º aniversário. A pequena aldeia formada ao redor de um Colégio de Jesuítas transformou-se em uma das maiores aglomerações do planeta: a Região Metropolitana de São Paulo. Com 39 municípios e uma mancha contínua urbanizada de cerca de 1.700 km2, a metrópole tem um eixo Leste-Oeste que cobre mais de 80 km de extensão urbana.
O seu crescimento vertiginoso iniciou-se com a instalação da ferrovia Santos-Jundiaí, na segunda metade do século XIX. Na passagem do século XIX ao XX, a cidade já estava totalmente transformada. O comércio se diversificou, atraindo todo tipo de atividade, como casas de câmbio e hotéis. E a área urbanizada se espraiou para atender ao rápido aumento de população, principalmente com a vinda de imigrantes estrangeiros, em sua maioria italianos, portugueses, espanhóis, sírio-libaneses, japoneses e judeus.
A partir dos anos 30, ao atingir um milhão de habitantes, a cidade assume um perfil de metrópole industrial. A década de 40 foi marcada por uma intervenção urbanística sem precedentes na história da cidade.
A influência econômica e cultural da metrópole não parou mais de crescer nesses 467 anos de existência: transformou-se no centro financeiro do Brasil e em 2020 sua população atingia 12,33 milhões de pessoas. A maior parte da economia é centrada na indústria de transformação e São Paulo e sua respectiva região metropolitana abrigam o maior parque industrial do país.
Em consequência da população elevada e da circulação de recursos financeiros, os setores de comércio e serviços também merecem destaque na economia. A região metropolitana concentra mais de 200 shoppings centers e abriga uma ampla rede de multinacionais.
Nesse contexto, os estacionamentos têm, há várias décadas, um papel imprescindível tanto na mobilidade urbana como no apoio a todas as outras atividades econômicas. Fazem parte da rotina dos motoristas, oferecendo segurança e praticidade para quem tem de se locomover na metrópole seja para o trabalho, estudo, lazer, compras, tratamentos médicos, etc.
Em constante transformação, a cidade de São Paulo é desafiadora, tem enormes contrastes, muitos aspectos a serem melhorados, mas tudo isso é compensado por suas muitas oportunidades e belezas, sua intensa vida cultural e sua diversidade.
O Sindepark, em nome de suas empresas, parabeniza São Paulo neste seu 467º aniversário, com o compromisso de continuar a oferecer os melhores serviços para sua população.
Outras matérias da edição
Estacionamento deve focar segmentos de recuperação mais rápida
Por Jorge Hori* - Com a autorização da aplicação emergencial de duas vacinas, uma disponível no Brasil e outra ainda não, o governador (...)
Sindepark convida para o Almoço com o Presidente
À frente de um dos sindicatos mais importantes no Estado de São Paulo, Marcelo Gait sabe o quanto é importante estar ao lado das empresas (...)
Supermercados e shoppings do Rio usarão estacionamentos para vacinação
O governo do Rio de Janeiro e as associações de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (Asserj) e Brasileira de Shopping Centers (...)
Caixa Econômica Federal é o novo gestor do DPVAT, anuncia Susep
Segundo a Superintendência de Seguros Privados, o banco substitui a Líder e passará a receber os avisos de sinistros que tenham ocorrido a partir do dia 1º de janeiro de 2021 (...)
Além do IPVA: confira outros gastos que você pode ter com o carro em 2021
Depois de pagar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), os motoristas precisam quitar outros débitos para ficar com o veículo em (...)
Licenciamento de carro novo fica 40,4% mais caro
Pagamento antecipado da taxa pode ser feito até 31 de março. A partir desta data, o licenciamento deverá seguir calendário (...)
Inflação fecha o ano aos 4,52%, segundo o IBGE
Preço da alimentação contribuiu para que a inflação acelerasse no 2º semestre de (...)
Petrobras reajusta em 7,6% o preço da gasolina
A justificativa para o aumento é a variação do preço do produto no mercado internacional e da taxa de câmbio, informou a companhia (...)