De acordo com a pesquisa, dois milhões de motoristas sofreram acidentes ou escaparam por pouco enquanto ouviam transmissões esportivas no rádio. "É bastante aceito que se distrair ao conversar segurando o celular pode causar acidentes, mas outras atividades podem ter o mesmo impacto -- como ouvir jogos no rádio", disse o professor Michael Pont.
A pesquisa, que estudou o comportamento de participantes em um simulador, descobriu que torcedores de futebol podem correr ou reduzir a velocidade de repente, ultrapassar e chegar mais perto de outros veículos enquanto acontecem as partidas.
Um motorista, torcedor do Chelsea, reagiu acelerando e trocando de faixa frequentemente para ultrapassar após a expulsão de um jogador do Barcelona durante um jogo entre os dois clubes.
O comportamento dos torcedores de futebol atrás do volante é muito diferente do comportamento do ouvinte casual, que é mais constante, segundo o estudo.
A pesquisa, publicada para coincidir com a final da Liga dos Campeões entre o Manchester United e o Barcelona dia 27 de maio, dá conselhos àqueles que planejam ouvir jogos no carro. "Conclui-se que, quando possível, os torcedores de futebol devem pedir que alguém dirija durante jogos importantes como a final da Liga dos Campeões", afirmou Pont.
Fonte: Agência Reuters (Londres), 27 de maio de 2009