Esse é o tipo de coisa que costuma acontecer com quem passa muitas horas por dia dentro do automóvel – e, às vezes, com aqueles que percorrem diariamente distâncias mais curtas, também. Um dia, você olha em volta e vê que o carro se transformou em um depósito e está cheio de coisas.
Algumas delas são até bem úteis no dia a dia – como, quem sabe, um guarda-chuva –, outras, nem tanto e outras ainda, a despeito de sua aparência inocente, podem se transformar em fonte de problemas.
Para ajudá-lo a ter critério no que levar, tirar ou deixar no carro, apresentamos a seguir uma pequena lista, elaborada com ajuda do especialista e CEO do Zul+, André Brunetta. Vale lembrar também que, além de tudo, quanto mais peso levar no carro, maior será o consumo de combustível.
Álcool gel e máscara descartável
Ter máscaras descartáveis de reserva, para você e passageiros, no veículo pode ajudar caso precisem trocar. Já o antisséptico, por ser inflamável, não deve ficar no carro, pois em caso de altas temperaturas (ao sol), pode até provocar um incêndio. Use um frasco pequeno e leve com você.
Garrafas de água PET
Deixadas sobre o estofamento, as garrafas PET podem funcionar como uma lente de aumento e até provocar um incêndio. Além disso, sob altas temperaturas, essas embalagens liberam substâncias tóxicas. Dê preferência a garrafas de alumínio, que são reutilizáveis e mantém a água fresca por mais tempo.
Medicamentos
Os remédios são muito sensíveis à luz e ao calor e podem perder o efeito (ou até fazer mal à saúde) se expostos a condições extremas. Se precisa levar medicamentos com você, coloque eles em uma bolsa ou mochila.
Caixa de primeiros socorros
Você não precisa transformar o carro em ambulância e, como dissemos, deixar remédios no carro não é recomendável. Mas ter um estojo com tesoura, curativos, esparadrapos, ataduras e algodão pode ser providencial numa emergência, tanto para você, quanto outra pessoa que precise de ajuda.
Guarda-chuva
Sair de casa cedo com sol e céu azul e, ao longo do dia, ver o tempo mudar radicalmente é quase que uma garantia para um resfriado. Ter um guarda-chuva, de preferência leve e compacto, no carro é uma tremenda precaução contra espirros e tosse.
Kit básico de ferramentas
Não é para transferir a oficina para o porta-malas, mas ter um pequeno conjunto de ferramentas, bem básicas – alicate, chaves de fenda (philips e comum), fita isolante, um pedaço de arame e um par de luvas de algodão podem ser uma mão (limpa) na roda. Carregador/cabo e suporte de celular
Difícil pensar em dirigir, especialmente em viagens e trajetos mais longos, sem ter o apoio “logístico” e de mídia de um smartphone. Um bom suporte permite consultar a tela do aparelho sem cometer infrações de trânsito. Um carregador ou um cabo que permita recarga via USB é outro item fundamental. Para não esquecer, deixe logo no carro.
Isqueiros, líquidos e objetos inflamáveis
Sprays, aerossóis e isqueiros contêm material altamente inflamável e podem se transformar em pequenas bombas incendiárias sob o calor intenso (uma vaga ao sol, por exemplo). Nunca deixe nenhum produto ou item desse tipo a bordo.
Equipamentos eletrônicos
As temperaturas mais altas são inimigas cruéis para os eletrônicos, como smartphones, câmeras, tablets e notebooks. Por isso, ainda que por poucas horas, evite deixá-los no carro, pois o prejuízo pode ser grande. Além disso, eles se encaixam no item abaixo.
Objetos de valor
Sabe o ditado “a ocasião faz o ladrão”? Deixar bolsas, mochilas, carteiras, câmeras e até mesmo roupas – como casacos e jaquetas – podem funcionar como verdadeiras iscas para os amigos do alheio. Não deixar nada disso, pelo menos à vista, é um bom modo de não se aborrecer depois.
Uma última observação: por distração, não é raro que algum lixo (embalagens de alimentos vazias, por exemplo) acabe se acumulando no carro, o que pode causar até mau cheiro – ou, ainda pior, atrair passageiros clandestinos do tipo que tem anteninhas. Por isso, pelo menos uma vez por semana, dê uma boa olhada no chão e entre os bancos do carro, removendo o que não deve estar ali.
Fonte: icarros/foto: Pixabay, 04/07/2021
Outras matérias da edição
Prorrogada a implantação do eSocial
Conforme anunciado no portal do eSocial no dia 8 de junho, o envio dos eventos relativos à folha de pagamento (fase 3) de pessoas (...)
Sindepark, um parceiro indispensável
O compromisso do SINDEPARK com seus associados é proporcionar todos os meios para que trabalhem com mais tranquilidade, para gerar confiança ao consumidor (...)
Governador de São Paulo projeta volta das torcidas aos estádios no mês de outubro
Em entrevista ao podcast “Inteligência Ltda.”, na noite desta segunda-feira (5), o governador do Estado de São Paulo, João Doria (PSDB), deu (...)
Próximo feriado São Paulo: 9 de julho foi antecipado?
O calendário de feriados de 2021 sofreu uma série de mudanças por causa da pandemia do coronavírus. Mas os paulistas podem se preparar para (...)
Panorama Mercado&Consumo: O que esperar da economia nos próximos dias
Inflação e desemprego preocupam no Brasil; EUA veem aumento de gastos com consumo (...)
História mostra recuperação forte da economia depois de epidemias e guerras
Consumo e investimento tiveram alta depois da gripe espanhola e de conflitos globais (...)
Novos recursos do Pronampe começam a ser liberados; saiba como aderir
Caixa Econômica Federal anunciou que vai liberar R$ 6,3 bilhões por meio do programa (...)
Por que a saúde mental é essencial para viver os dias atuais?
Não está fácil passar por este tempo de pandemia. Porém, a chave para superar tantas adversidades da vida está na saúde mental (...)
Estapar ganha selo ‘Women on Board’ por representatividade de gênero
A Estapar acaba de receber o Selo WOB - Women on Board - entidade sem fins lucrativos apoiada pela ONU Mulheres (...)
Petrobras sobe preços de gasolina (6,3%), diesel (3,7%) e gás (5,9%)
Novos valores entrarão em vigor nesta terça-feira (6/7). Empresa aponta "volatilidade" no mercado internacional (...)
Etanol ou gasolina: quando vale a pena abastecer com cada combustível?
Não é pelo fato de o etanol ter 70% da eficiência energética da gasolina que esse seja o número exato para o seu carro (...)