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No Sudeste, público vai ao shopping em busca de restaurantes, boliche e teatro

A maioria dos frequentadores de shoppings na Região Sudeste tem como sua principal atração os restaurantes. A informação é da pesquisa “O Comportamento dos Frequentadores de Shopping Centers”, elaborada pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce). O percentual é de 84% do público total e está três pontos percentuais (p.p.) acima da média nacional (81%).

O levantamento ainda revela que a região também conta com o perfil que mais frequenta boliches – sendo 47% da população no Sudeste, contra 43% no País – e que mais vai aos teatros, 35% contra 30% da média nacional.

Ela também se destaca por ter o percentual mais elevado de pessoas com mais de 60 anos de idade frequentando shoppings centers (37%). No Brasil, a geração prateada representa 30% do público.

Dados nacionais

O levantamento da Abrasce revelou que 24% dos brasileiros que costumam ir aos shoppings consideram a localização como o fator mais importante em sua escolha e 22% optam pelo empreendimento a partir do mix de lojas.

Além disso, 46% dos consumidores preferem comprar em shopping por considerá-lo um local seguro e 36% o avaliam como um local prático para resolver as necessidades do dia a dia. A maioria dos frequentadores (65%) utiliza veículo próprio para ir ao shopping e o tempo médio de permanência é de 80 minutos.

Entre as formas de pagamento, a mais comum entre os consumidores é o cartão de crédito, com 74% do público. Outros 63% preferem pagar com débito e 52% já pagam via PIX. Dentre os entrevistados, 75% costumam pesquisar preço online antes de ir a uma loja física. Sobre as preferências, 58% costumam comprar calçados no shopping e 54% vestuário.

A maioria dos frequentadores (43%) também disse que vai ao shopping, principalmente, para fazer compras, 31% vai pelo lazer, 21% pela alimentação e 5% pelos serviços.

A respeito da conexão e engajamento com os shoppings, a pesquisa mostrou que 92% dos clientes estão satisfeitos com os shoppings que costumam frequentar. Além disso, 35% possuem algum aplicativo de algum mall no celular.

Para o presidente da Abrasce, Glauco Humai, a pesquisa traz um robusto conhecimento sobre as preferências e hábitos do novo frequentador de shopping e, com isso, é possível proporcionar melhores experiências e facilidades para o seu dia a dia.

“Conhecer mais profundamente os frequentadores e captar seus sentimentos e percepções são atitudes fundamentais para o setor de shopping centers, que foi extremamente resiliente durante a pandemia e que agora está retomando com força total seu papel no cotidiano das pessoas, por meio de experiências e conveniências que permitem ao consumidor se sentir confortável, seguro e realizar todas as suas atividades em um único lugar”, comenta.

Diário do Comércio, 29 de setembro de 2023

Categoria: Geral


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