O número de infrações verificadas de estacionamento irregular em calçadas, faixas de pedestre, ciclofaixas, ilhas, refúgios, canteiros centrais, divisores de pista, gramados ou jardins públicos teve um aumento de 79% em Goiânia em 2023 com relação ao ano de 2022. De janeiro a dezembro do ano passado, um total de 93.258 veículos foram flagrados estacionados em um desses locais na capital, o que é considerado uma infração grave pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), punida com 5 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e multa de R$ 195,23. Em 2022, foram 52.093 autuações do artigo 181, VIII, que versa sobre essa proibição.
O diretor de Trânsito da Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM), Horácio Ferreira, acredita que o aumento se deu pelo mau comportamento do motorista, já que não houve nenhuma fiscalização especial sobre o assunto no ano passado. “Fizemos o mesmo trabalho normal nos últimos anos, não houve nada específico sobre estacionamento e houve um maior número de infrações. Mostra que os motoristas em Goiânia preferem a facilidade de estacionar em um local mais cômodo e ser multado, do que procurar uma vaga regular, mesmo que mais distante do local que ele pretende ir”, conta.
Ele lembra que em 2016, quando foi implantado o videomonitoramento no entorno do Parque Vaca Brava, no Setor Bueno, a infração mais verificada pelas câmeras, para surpresa dos técnicos, foi a de estacionamento irregular. “Até dentro dos shoppings a gente vê gente brigando por não poder estacionar mais perto das escadas porque as vagas mais próximas são reservadas para idosos ou pessoas com deficiência. Mesmo estacionando dentro do local que quer ir, por uma diferença de poucos metros”, diz. O diretor entende que isso ocorre por uma sensação de que não vai haver punição, ainda mais por ter outros veículos na mesma situação, o que os números mostram o contrário.
Por outro lado, um menor número de motoristas invadindo de maneira irregular os corredores de transporte coletivo, exclusivos ou preferenciais, foram flagrados pela fiscalização na capital no ano passado com relação a 2022. Em 2023, a irregularidade foi verificada 80.809 vezes em Goiânia, enquanto que no ano imediatamente anterior foram 94.608 infrações que prejudicam a mobilidade da cidade, com interferência no tráfego dos ônibus. Ferreira acredita que, nesse caso, houve consciência dos motoristas, já que não ocorreu uma redução dos equipamentos de fiscalização nos corredores. “Os condutores devem ter se precavido no último ano. Houve anteriormente alguns casos de colisões com ônibus, isso pode ter deixado as pessoas mais atentas.”
No geral, o número de infrações na capital teve um aumento em 8,43%, saindo de 1.419.036 em 2022 para 1.538.613 no ano passado. A maioria das multas de 2023 foi por trafegar em até 20% acima da velocidade permitida na via, que somou 592.874 infrações, ou seja, 38,53% do total. O número é inferior ao que se viu em 2022, quando os motoristas na capital andaram acima da velocidade em até 20% por 653.485 vezes, o que correspondeu a 46% do total de multas daquele ano. Historicamente, essa infração é a líder do ranking de multas, também porque é a mais fiscalizada, em razão dos equipamentos de fiscalização eletrônica espalhados pelas ruas.
No estado de Goiás, o excesso de velocidade nesse nível também lidera as infrações. Em 2023 foram 1.732.020 flagrantes, o que correspondeu a 47,86% do total de 3.618.925 infrações registradas. No ano anterior foram 1.542.522 registros de veículos acima em até 20% do limite de velocidade, representando 48,02% das 3.212.079 autuações feitas pela fiscalização em todo o estado, o que soma também com os números das prefeituras. Ou seja, as multas verificadas em Goiânia são 42,52% do total de infrações cometidas em Goiás.
Para o presidente do Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO), Waldir Soares, o aumento no registro de infrações no estado de 2022 para 2023, na ordem de 12,67%, é resultado do aumento da fiscalização feita pelo órgão. “Trouxemos a GCM (Guarda Civil Metropolitana), fizemos mais operações de Balada Responsável, Trânsito Livre que fizemos em Goiânia, o Detran 24 horas, disque-guincho e tudo isso resultou em mais autuações e em 2024 vai aumentar ainda mais”, assegura. Ele acredita que o aumento nos índices se dará por uma maior quantidade de agentes de trânsito, já que o Detran-GO vai realizar concurso para a execução do serviço.
Com relação às multas de excesso de velocidade, Soares entende que ocorre a liderança no ranking somente pela maior quantidade de infrações, de modo que ele observa que outras irregularidades são mais cometidas pelos motoristas no estado, como o uso do aparelho celular enquanto dirige e o estacionamento irregular. “Já existem equipamentos em outras cidades que conseguem fiscalizar isso, mas em Goiás ainda não tem essa prática, que poderia aumentar muito os registros dessas infrações”, diz ele ao se referir ao uso do videomonitoramento ou mesmo de equipamentos que conseguem identificar o estacionamento irregular.
Já para o diretor de Trânsito da SMM, o alto número de infrações por excesso de velocidade se dá tanto pela maior fiscalização quanto pelo comportamento do motorista. “É o conjunto das duas coisas. Tem mais fiscalização mesmo, pela quantidade de equipamentos instalados, mas existe também esse gosto dos brasileiros pelo automóvel, pela velocidade”, diz Horácio Ferreira. Ele acha ainda que em 2023 houve a retomada de vez da economia, após a pandemia de Covid-19, o que fez com que as pessoas ficassem com maior fôlego e pressa. “Valeu a expressão de ‘correr atrás do prejuízo’. As pessoas ficaram nessa ânsia mesmo”, acredita.
Ele ressalta que a velocidade é o que mais envolve sinistros de óbitos e acidentes graves no trânsito. “É um dos poucos assuntos que a OMS (Organização Mundial da Saúde) fez um manual específico, em que pede o uso da engenharia, da criação de eixos definidos e da redução das velocidades nas vias com monitoramente, ou seja, com a fiscalização. Infelizmente, as pessoas só reduzem com a possibilidade de autuação.”
Goiânia vai reforçar uso de câmeras para fiscalização
O diretor de Trânsito da Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM), Horácio Ferreira, afirma que para este ano de 2024 haverá um trabalho na pasta para criar videomonitoramente em diversos pontos da cidade, como já foi iniciado no final de 2023, com implantação de câmeras em bairros como Conjunto Vera Cruz II, Vila Pedroso, Capuava, Alto da Glória, Parque Amazonas, Novo Horizonte e Jardim Pompéia. “Vamos investir muito nessa área, em que a gente pode flagrar outras infrações além da velocidade, como o avanço de sinal, uso de cinto de segurança, uso de celular, tráfego na contramão”, diz. Além disso, ele reforça que a cidade também contará com novos semáforos, em que há a possibilidade de os aparelhos serem equipados com monitoramentos, o que vai auxiliar também na fiscalização. “A ideia para 2024 é intensificar o videomonitoramento e trabalhar em operações específicas, como em relação ao cinto de segurança. A gente precisa voltar a falar com os motoristas sobre o uso do cinto. O que acontece muito hoje é o motorista usar, mas não exigir que os passageiros usem também e isso não pode.”
Já o Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO), segundo o presidente do órgão, Waldir Soares, afirma que neste ano haverá o uso de campanhas publicitárias e um maior número de operações de fiscalização em todo o estado. “Finalizamos o ano passado com uma campanha sobre a faixa de pedestre e vamos iniciar esse ano com uma nova sobre excesso de velocidade. Isso não tem haver só por ser o maior número de autuações, mas porque é a que mais causa acidentes graves e com óbitos. É preciso observar isso e ter cuidado”, diz. Ele também revela que ao longo do ano deverá atuar com relação aos motoristas que não possuem Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o uso do aparelho celular por condutores. “Vamos fazer as campanhas e também intensificar as operações. Pela primeira vez o Detran-GO vai ter uma turma de agentes de trânsito e vamos continuar com a parceria com a Polícia Militar e com a GCM, para conseguir ampliar ainda mais.” A partir desta segunda-feira (15), em Goiânia, vai iniciar um serviço do Detran de retirada de veículos depositados em ruas, como carcaças. Soares conta que há dois meses começou o projeto piloto da ação chamada de Patrulha Detran e que agora será fixo, com a intenção de estender a ação para a região metropolitana e depois para todo o estado.
O Popular - Goiânia - GO - 15/01/2024