A nova lei de trânsito brasileira, que entra em vigor na próxima segunda-feira (12), trará uma mudança importante para os donos de veículos: daqui para a frente, o licenciamento anual só será liberado com o recall em dia. O objetivo da medida é garantir que seja feita a reparação de eventual falha no automóvel ou motocicleta e evitar acidentes.
"O recall é a chamada das montadoras para fazer ajustes nos veículos que possam causar danos à segurança viária", explica Marcelo Sampaio, secretário-executivo do Ministério da Infraestrutura, em vídeo divulgado nas redes sociais do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) nesta segunda-feira (5). "A partir de agora, no licenciamento anual, será necessário comprovar que os recalls estão em dia."
De acordo com o Denatran, o recall não atendido após 1 ano da notificação será automaticamente incluído no Certificado de Licenciamento Anual do veículo. A partir daí, os veículos somente serão licenciados mediante comprovação de atendimento.
O Denatran também esclarece que o reparo feito pela montadora é totalmente gratuito e garantido por lei. O proprietário só precisa levar o veículo até a concessionária mais próxima para efetuar o conserto.
"Trata-se de uma medida preventiva de segurança extremamente positiva, pois reforça na sociedade a cultura da manutenção dos veículos", afirma Horácio Augusto Figueira, consultor em segurança de trânsito. Para o especialista, é importante que os proprietários convocados não encarem o recall como um convite alternativo. "É uma obrigação que deve ser cumprida para garantir a segurança de todos."
O aviso do recall é feito ao Denatran pelas montadoras e o órgão de trânsito comunica os proprietários via aplicativo da Carteira Digital de Trânsito. O condutor também pode verificar pendências dessa natureza em seus veículos neste link: https://portalservicos.denatran.serpro.gov.br/#/recall.
Fonte: R7, 06/04/2021
Outras matérias da edição
Saiba como se associar ao Sindepark
Associando-se ao Sindepark, sua empresa passa a dispor de diversos serviços oferecidos pelo sindicato, de maneira exclusiva (...)
Rodízio de veículos das 20h às 5h segue em vigor na cidade de SP
Medida começou no dia 22 de março e permanecerá durante toda a fase emergencial da quarentena (...)
ANP: preço médio do etanol cai em 20 Estados e no DF e sobe em outros 6
Os preços médios do etanol hidratado caíram em 20 Estados e no Distrito Federal na última semana, de acordo com levantamento da Agência Nacional (...)
Senado vota nesta terça-feira prorrogação da entrega do IR
Projeto, já aprovado na Câmara, autoriza declaração até 31 de julho (...)
Carros elétricos e híbridos: quais estados têm isenção ou desconto de IPVA?
Cada unidade federativa conta com suas próprias regras sobre descontos e isenções (...)
Holanda vai instalar 1,5 milhão de carregadores de carros elétricos
Ao revisar uma seção do “Acordo Nacional do Clima”, os holandeses descobriram que, para atingir a desejada meta de um sistema de transporte livre (...)
Montadora faz falsa mudança de nome para “Voltswagen” nos EUA
Empresa faz brincadeira de mau gosto em antecipação ao dia da mentira, em lance de marketing para divulgar eletrificação (...)
Afinal, o que é mobilidade urbana?
Nos últimos anos as discussões sobre mobilidade ganharam espaço nos espaços mais inusitados. De repente, grande parte das empresas quer oferecer soluções de mobilidade (...)
Montadora alemã traz ao Brasil a sexta geração do M3
Primeiras unidades da nova geração do BMW têm 510 cv e chegam a partir de maio (...)