O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a inflação oficial do país, registrou alta de 0,96% em julho, após ter registrado taxa de 0,53% no mês anterior. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), trata-se da maior variação para julho desde 2002 — quando o índice foi de 1,19%.
No ano, o IPCA acumula alta de 4,76% e, nos últimos 12 meses, de 8,99% — acima dos 8,35% observados nos 12 meses imediatamente anteriores. Em julho de 2020, a variação mensal havia sido de 0,36%.
Dos nove grupos pesquisados, oito apresentaram alta no mês passado. A maior variação (3,1%) e o maior impacto vieram da habitação. A segunda maior contribuição, conforme o IBGE, foi do grupo transportes (1,52%).
O resultado da habitação foi influenciado pela alta da energia elétrica, que foi de 7,88% no período e registrou o maior impacto individual no IPCA de julho.
Fonte: GZH, 10/08/2021
Outras matérias da edição
Sua empresa é pequena? Entenda as principais recomendações para cumprir a LGPD
Mesmo pequenas lojas podem ser multadas caso não sigam as determinações da legislação (...)
Ministro Alexandre de Moraes rejeita ação contra regras para estacionamento privado em Fortaleza (CE)
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou seguimento à Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (...)
O retorno ao shopping
Após ser duramente castigado pela pandemia, o segmento enxerga retomada e planeja faturamento de R$ 150 bilhões para este ano (...)
Brasileiros são os que mais gastam o seu tempo no celular
Com o tempo médio de 4,2 horas por dia no celular, principalmente após a pandemia, o Brasil se tornou um dos países onde as pessoas passam mais tempo no mundo online. Para entender (...)
Rússia terá carro elétrico mais barato do mundo; saiba mais
Depois de passar por dificuldades e diversos atrasos no cronograma, o modelo urbano Zetta finalmente teve o lançamento confirmado pelo governo da Rússia (...)