O governo de São Paulo e a prefeitura da capital do estado descartaram qualquer possibilidade de o comércio reabrir para o Dia das Mães. Entidades de comércio pressionam para que os estabelecimentos possam funcionar em uma das datas de maior venda no ano. Mas o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), declarou que não vai atender ao pedido e reforçou que a quarentena não permite o funcionamento de serviços não essenciais até, pelo menos, o dia 10 de maio.
"Do ponto de vista do governo, já respondemos que não há exceção. Não houve para a Páscoa, não terá para o Dia das Mães. Teremos uma quarentena obrigatória até o dia 10 de maio, a não ser serviços essenciais. Os demais podem atender online", afirmou.
Existem estudos em curso para criar regras para uma reabertura gradual de negócios em São Paulo, num trabalho realizado por economistas e especialistas em saúde. Mas as normas serão conhecidas somente na próxima semana. Até lá, Doria disse que não vai flexibilizar a quarentena.
A decisão é partilhada pelo prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), que não cogita permitir que comércios, independentemente do tamanho, voltem a funcionar. Ele demonstrou logo no começo de sua fala que não há possibilidade de reabertura no Dia das Mães, que será comemorado em 10 de maio.
Entidades representantes de comerciantes pressionam o governo estadual contra a quarentena desde o começo. Eles alegam prejuízos, demissões e quebradeira com o isolamento social. A pressão aumenta em datas importantes para os negócios. Foi assim na Páscoa e agora se repete no Dia das Mães.
Fonte: UOL, 27/04/2020
Outras matérias da edição
O que pode adiar a reabertura da economia
Por Jorge Hori* - Quando será reaberta a economia? Não adianta ficar fazendo essa pergunta aos economistas, porque eles só têm desejos e palpites. (...)
Estacionamentos enfrentam dificuldades com a pandemia do coronavírus
Presidente do Sindepark, Marcelo Gait, falou à reportagem da Jovem Pan sobre efeitos das restrições ao funcionamento do setor (...)
Benefício Emergencial previsto na Medida Provisória nº 936/2020
O Sindepark informa que foi publicada no dia 24 de abril de 2020 a Portaria nº 10.486, da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, que disciplina (...)
Estacionamentos podem reabrir em Santos (SP)
Estabelecimentos estão autorizados a funcionar sem o uso de manobristas (...)
Campinas publica decreto para abrir estacionamentos próximos a serviços de saúde e assistência social
Estabelecimentos localizados em raio máximo de 300 metros de unidades de saúde reabriram a partir do dia 23 (...)
Estapar pode realizar primeiro IPO após quarentena
A operadora de estacionamentos Allpark, dona da rede Estapar, planeja concluir uma oferta pública inicial de ações (IPO) em maio que pode chegar a (...)
Anfavea foca na emergência da crise e segue sem previsões
Presidente da entidade afirma que prioridade agora é o caixa, “pagar o boleto do mês” (...)
Pandemia traz lições e pode mudar panorama da mobilidade urbana
Com possibilidade de crescimento do home office, trânsito urbano pode ser beneficiado (...)