Segundo informações da agência Williams, um navio com cerca de 30 milhões de litros de etanol de milho deveria chegar esta semana ao porto de Paranaguá (PR), onde vai descarregar 5,7 milhões de litros do biocombustível americano. No dia 12, a embarcação atraca em Santos para descarregar 24 milhões de litros.
Esse navio tinha como destino apenas o porto de Santos, no entanto, como havia limitações no calado do porto paulista, a embarcação teve que ir a Paranaguá deixar parte da carga.
Nos portos do Nordeste, já desembarcaram em janeiro e na primeira semana de fevereiro cerca de 22 milhões de litros do biocombustível americano, basicamente em São Luís (MA) e em Suape (PE). No dia 13 deste mês, mais uma embarcação chega ao porto maranhense para descarregar 1,262 milhão de litros.
O volume que será desembarcado nesse trimestre se refere à carga contratada no ano passado antes de os preços do etanol nos EUA subirem, segundo explica um trader. O volume de 200 milhões de litros de etanol que devem entrar no país até março equivale a menos de 0,7% da produção brasileira do biocombustível, estimada em 27,3 bilhões de litros em 2013/14.
Fonte: Valor Online, 7 de fevereiro de 2014