Circulação de fretados será limitada na Paulista (12/02/2009)
A Secretaria Municipal de Transportes restringirá a circulação de ônibus fretados nas principais avenidas de São Paulo. A medida, planejada pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e São Paulo Transporte (SPtrans) - empresa que gerencia o transporte público municipal -, começará a ser implementada em dois meses. Já está definido que a restrição será adotada na Avenida Paulista, por onde passam cerca de 200 veículos do tipo em horário de pico. Segundo a Secretaria, a circulação de ônibus fretados pelos 2,8 km da Paulista será "restringida ao mínimo necessário", com o deslocamento dos veículos para vias alternativas. A informação é do Estadão.
As ruas paralelas, como a Alameda Santos, terão um limite de ônibus por hora para que não haja sobrecarga. Além de estabelecer horários para o tráfego de fretados, a Prefeitura promete criar pontos específicos de parada para evitar congestionamentos. A restrição nas Avenidas Faria Lima e Juscelino Kubitschek está nos planos. A fiscalização das novas regras será reforçada com a instalação do sistema de GPS nos ônibus.
Desde o ano passado, as empresas de fretamento estão abastecendo os técnicos da Prefeitura com relatórios sobre itinerários, horários e número de passageiros. Os dados vão nortear a medida.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 12 de fevereiro de 2009