A crescente popularidade dos veículos elétricos pesados pode estar colocando em risco a estrutura dos antigos estacionamentos de edifícios. De acordo com um relatório do The Telegraph, o impacto dos carros elétricos mais pesados em estacionamentos de edifícios com mais de 20 anos está gerando uma preocupação para as autoridades do Reino Unido que temem que os estacionamentos mais antigos possam desabar sob a pressão.
Os veículos elétricos, como caminhões e ônibus, podem ser significativamente mais pesados do que os movidos a combustíveis fósseis. Isso se deve em grande parte às baterias que alimentam esses automóveis, que são significativamente mais pesadas do que os motores de combustão interna.
Problemas dos carros elétricos
Os estacionamentos de edifícios mais antigos podem não foram projetados para suportar o peso adicional desses veículos elétricos. O relatório destaca que muitos estacionamentos de edifícios antigos foram projetados com uma carga de peso máxima de 3,6 toneladas por vaga de estacionamento.
Muitos edifícios mais antigos podem precisar ser atualizados para acomodar veículos elétricos mais pesados, a fim de garantir a segurança dos ocupantes e evitar o colapso da estrutura do estacionamento.
Embora o relatório tenha utilizado o Reino Unido como base, é um problema que pode facilmente afetar outros países também.
Os proprietários de edifícios podem considerar a instalação de colunas de suporte adicionais ou reforçar a estrutura do estacionamento existente para acomodar o peso adicional dos veículos elétricos. A British Parking Association (BPA) está se preparando para divulgar novas orientações sobre o assunto.
Autopapo, 23/04/2023