Há algum tempo, carregadores de celular por indução são acessórios comuns nos carros à venda. Agora, são os próprios veículos que estão sendo carregados sem cabo, em uma solução que promete mais agilidade e economia de espaço. Uma das principais marcas que aposta no carregamento de carros elétricos sem fio é a Porsche: a montadora alemã apresentou o equipamento que estreará no Cayenne elétrico, com estreia no ano que vem. É uma placa de 1,1 m de comprimento por 80 cm de largura, posicionada abaixo do veículo. O SUV consegue detectá-la automaticamente, a fim de iniciar a recarga das baterias instantaneamente. O carregamento ocorre a até 11 kW — potência equivalente à maioria dos carregadores domésticos atuais, do tipo wallbox. "O processo de carregamento é automaticamente interrompido se uma criatura viva ficar entre o veículo e a placa ou se um objeto metálico estiver sobre ela e se aquecer", explica a montadora.
Ideia antiga
A Porsche estima que oito em cada 10 recargas de veículos elétricos ocorrem em casa — proporção parecida à de outras marcas. A placa de carregamento é útil para economizar espaço na garagem, uma vez que pode ser posicionada quase imperceptivelmente no chão. Outra vantagem é em estacionamentos maiores, onde se diminui a quantidade de cabos esticados pelas vagas. Mas há outras possibilidades, que incluem placas posicionadas em série ao longo de vários metros. Quem testou esse arranjo foi a Jaguar Land Rover: a marca inseriu os carregadores wireless em pontos de táxis movimentados. Dessa forma, os taxistas podiam avançar na fila do ponto recarregando o carro o tempo todo, sem necessidade de retirar um carregador e inserir outro a cada avanço. É ideia semelhante à da BYD, que utilizou carregadores com impressionantes 300 kW para fazer o mesmo. Nesse caso, com ônibus que aguardavam em um ponto de partida no estado de Indiana (EUA).
Curiosamente, a ideia do carregamento sem fio já é experimentada há quase uma década. Só agora, entretanto, os custos da tecnologia começaram a torná-la mais interessante. Para favorecer ainda mais sua adoção, a SAE já criou uma norma que padroniza as placas carregadoras. O documento também é importante para homogeneizar o equipamento que deve ser instalado nos veículos. "Isso permitirá um carregamento e estacionamento sem fio contínuos, mesmo para veículos autônomos na chuva e na neve", explicou Jesse Schneider, da força-tarefa que desenvolveu o projeto. Os carregadores veiculares wireless que o seguirem utilizarão o DIPS, o sistema que cria um campo magnético de baixa intensidade para o carro "sentir" a posição e estacionar no ponto ideal. Uma vez posicionado, o veículo utiliza uma bobina especial para "receber" o campo magnético gerado pela bobina da placa, transformando-o em eletricidade para as baterias. (Imagem: divulgação)
UOL, 22/10/22
