Museu localizado em Campos do Jordão tem proposta e estrutura poucas vezes vistas mesmo fora do Brasil
Os admiradores de automóveis e também quem nutre interesse pela história da indústria e por fatos relevantes do próprio Brasil têm, a partir desta quinta-feira, 28, um local de visita obrigatória. O museu CARDE, acrônimo de Carros, Arte, Design e Educação, abre as portas em Campos do Jordão, SP, com proposta e estrutura poucas vezes vistas no País e mesmo fora dele.
Distribuídos em prédio 6 mil m² erguido em área verde de 200 mil m, estarão centenas de automóveis de diversas épocas e origem ambientados em salas e saguões conta iluminação teatral, cenografias detalhadas e que alinhavam mobilidade, inventividade e momentos e situações históricas do País e do mundo, em especial do século 20.
A exposição é rotativa e contemplará sempre cerca de 100 veículos selecionados de acervo que conta com 500 modelos, de protótipos e esportivos a lendas sobre rodas. A contextualização é delineada pela cenografia e também por vídeos históricos exibidos em painéis de LED de alta definição e acompanhados de sistema de som imersivo e integrados à iluminação.
Só de salas temáticas são nove, fora saguões. Dentre elas, a de Carros Governamentais, da História do Automobilismo Brasileiro e de Visionários Brasileiros, como João do Amaral Gurgel e seus carros.
Os diversos ambientes foram elaborados a partir de estudo e referências de época. Nesse sentido, ostentam também um robusto acervo de obras de arte, entre quadros, gravuras, joias e esculturas, de artistas renomados como Candido Portinari, Di Cavalcanti, Frans Krajcberg, Vik Muniz e Heitor dos Prazeres, dentre outros.
“Fizemos o CARDE com o máximo direcionamento para a qualidade tanto da informação a ser compartilhada quanto à riqueza na contextualização dos objetos em exposição. Queremos que objetos que muitas vezes estão distantes de grande parte da população, como o automóvel raro, a obra de arte e até mesmo a história, agora estejam acessíveis”, afirma Luiz Goshima, idealizador do projeto e diretor-executivo do museu, que também atua como conselheiro e membro honorário da Fundação Lia Maria Aguiar.
O museu contou com a consultoria do Projeto República da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pesquisadores para a seleção dos fatos históricos mais relevantes do País e do mundo, que sintetizam movimentos e lutas que aconteceram em busca da democracia e do desenvolvimento social em cada período.
A lista de veículos em exposição é naturalmente longa. Estão expostos modelos como clássicos, esportivos e raros como o Brasinca Uirapuru, um Isotta Fraschini de 1925, ou o Lincoln K, de 1938, que serviu de carro oficial em diversas visitas de chefes de Estado pelo Brasil, transportando, entre eles, Getúlio Vargas, Charles de Gaulle, a rainha Elizabeth II e o papa João Paulo II.
“O automóvel aperta o gatilho da imaginação e o historiador vai buscar os livros e documentos para fazer essa conexão histórica”, diz Heloisa Murgel Starling, Professora Titular de História do Brasil e de História das Ideias na UFMG e coordenadora do núcleo de pesquisa e documentação do projeto República na Universidade Federal de Minas Gerais.
Prédio vizinho ao museu abriga ainda um centro de referência e pesquisa para documentação, preservação e inclusão de teses e materiais sobre os automóveis, design e a história do Brasil. Conta com biblioteca especializada para a difusão de conhecimento ao público em geral, escolas e pesquisadores.
Serviço
Fechado: terças e quartas-feiras
Ingressos: Promocional de inauguração por R$ 120,00
Endereço: Rua Benedito Olímpio Miranda, 280, Alto da Boa Vista, Campos do Jordão – SP
AutoIndústria | 27/11/24