O número de autuações por estacionamento irregular em Teresina caiu de 1.750 notificações em 2014 para 1.400 em 2015, o que representa 350 multas a menos, de acordo com dados da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans). De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, o estacionamento dos veículos poderá ser feito somente nos locais previstos no Código ou naqueles regulamentados por sinalização específica.
Quando o estacionamento na via for proibido, a parada deverá restringir-se ao tempo suficiente para embarque ou desembarque de passageiros, desde que não interrompa ou perturbe o fluxo de veículos ou a locomoção de pedestres.
Apesar da redução, esse tipo de infração ainda é comum e prejudica o trânsito de Teresina. Os condutores insistem em desrespeitar a lei, mesmo com multa no valor de R$ 127,43 e medida administrativa, como a remoção do veículo. Segundo coronel Jaime Oliveira, diretor de operações e fiscalização da Strans, o número de multas aplicadas caiu por conta da intensa fiscalização.
Fonte: Meio Norte (Teresina), 12 de janeiro de 2016