Parking News

Buscas on-line por carros têm expansão de 43% no 1º trimestre

 carrosestoque-585

Assim como acontece de forma mais intensa em outros setores, o segmento automotivo atrai cada vez mais possíveis clientes no mundo digital. As vendas de veículos são concluídas somente nas concessionárias, mas todo o processo de busca de informação dos consumidores é realizado on-line, segundo o Google.

Mensalmente o mecanismo é usado para mais de 200 milhões de buscas por carros no Brasil. O número leva em conta apenas a pesquisa por automóveis, sem incluir peças, acessórios e serviços. Estes outros produtos relacionados ao setor automotivo também são muito consultados na internet, segundo Felipe Ozório, gerente de parcerias do Google.

No primeiro trimestre de 2016 houve aumento de 43% nas pesquisas do setor automotivo na comparação com igual intervalo do ano passado. Ele aponta que, em 44% das buscas, o consumidor muda de opinião sobre o carro que vai comprar ao longo do processo de levantar informações. O especialista aponta que metade das buscas acontece em dispositivos mobile, com aumento de 78% de janeiro a março deste ano. “Por isso é essencial ter página responsiva”, alerta.

Ozório defende que os sites das concessionárias devem trazer os principais dados dos modelos e da loja já na versão mobile. O fácil preenchimento do cadastro ou formulário para receber mais informações também é necessário para o sucesso da estratégia digital dos distribuidores, segundo o gerente do Google.

Mudança no papel da concessionária

Em 2013 um consumidor visitava, em média, 3,6 concessionárias antes de comprar seu veículo. Em pouco tempo este número despencou e chegou a apenas 2,6 visitas no ano passado. “A tendência é essa. Cliente já chega muito pronto e bem-informado. Vai apenas para negociar”, explica Ozório. Segundo o Google, quando o cliente quer saber mais sobre um carro, ele usa primeiro uma ferramenta de busca e depois recorre aos vídeos on-line. O deslocamento até um ponto de venda normalmente só acontece depois disso.

Fonte: revista Automotive Business, 19/04/2016

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Zona Azul cresce na periferia da capital

A cidade de São Paulo registrou nos últimos cinco anos um aumento no número de vagas Zona Azul. Os estacionamentos pagos têm se expandido do centro para as regiões periféricas. Atualmente (...)

Aumento da Zona Azul

A Prefeitura de São Paulo planeja, segundo o Plano Municipal de Mobilidade, cobrar um valor ainda maior dos carros que estacionarem nas regiões de Zona Azul em alguns (...)

Estacionamento com promoção (PE)

Após uma reforma em que foram investidos cerca de R$ 9 milhões em infraestrutura e tecnologia, a Estapar, empresa responsável pelo estacionamento do Aeroporto Internacional (...)

Estatísticas de uso de celular no Brasil

A notícia recente de que o brasileiro já utiliza mais o aparelho celular do que o computador pessoal para acessar a Internet não impressionou quem acompanha as estatísticas (...)


Seja um associado Sindepark