Parking News

Brasil terá primeira estação de hidrogênio à base de etanol no mundo

A eletrificação é o futuro, mas não a única saída. É com esse pensamento que a Toyota se uniu a Shell, Raízen, a Universidade de São Paulo, Hytron, e o Senai CETIQT para a construção da primeira estação experimental de abastecimento de hidrogênio do mundo a partir do etanol. Carinhosamente, esse hidrogênio está sendo chamado de “hidrogênio verde e amarelo”.

Além de mais viável financeiramente, o hidrogênio derivado do etanol também é uma alternativa mais ecológica, já que trata-se de um combustível de origem renovável. Na Europa e no resto do mundo, grande parte do H2 é obtido do gás natural, um derivado do petróleo, que libera uma grande quantidade de CO2 na atmosfera durante o processo.

A ideia é que, através da popularização das estações, o combustível feito à base de cana possa ser transportado para diferentes lugares, sendo posteriormente transformado no hidrogênio. O primeiro posto deve funcionar já no ano que vem e, inicialmente, serão usados dois ônibus movidos pela célula de combustível (que rodarão no campus da USP) e um Toyota Mirai, o primeiro carro a hidrogênio de série do mundo.

Quatro Rodas/Instagram, 14/08/2023

Categoria: Geral


Outras matérias da edição


Seja um associado Sindepark