Entidade de maior representatividade das empresas envolvidas na eletromobilidade e maior interessada em divulgar boas notícias sobre o segmento, a ABVE, Associação Brasileira do Veículo Elétrico, apresentou nesta terça-feira, 18, balanço sobre a infraestrutura de carregamento no País.
Segundo a apuração da ABVE, o Brasil conta hoje com 14.827 eletropostos públicos e semi-públicos. Em comparação com o levantamento anterior, realizado em novembro do ano passado, o crescimento no último trimestre foi da ordem de 22%.
Tão importante quanto o maior número de carregadores é onde eles estão sendo instalados de forma a assegurar maior alcance e conforto para proprietários dos 208 mil veículos a bateria o híbridos plug-in que já rodam pelo País, sendo 93,1 mil integralmente elétricos e 115,3 mil híbridos plug-in.
Em novembro, 1.263 municípios contavam com eletropostos ou algum tipo de infraestrutura de carregamento, universo ampliado para 1.363 localidades agora, variação positiva de 8%.
Região nov/24 fev/25 Evolução
Norte 38 47 23,7%
Centro-Oeste 107 121 13,1%
Nordeste 294 326 10,9%
Sudeste 479 506 5,6%
Sul 345 363 5,2%
Total 1.263 1.363 7,9%
“O crescimento é notável no Norte, Centro-Oeste e Nordeste, o que reflete o avanço da eletromobilidade por todas as regiões brasileiras e o processo de interiorização da infraestrutura”, destaca a ABVE, que apurou também o perfil dos equipamentos instalados.
Do total de eletropostos, 84% (12.397) oferecem recarga lenta (AC), enquanto um número bem mais tímido ainda, 16% (2.430), dispõe carregadores rápidos (DC).
Apesar disso, a oferta de carregadores rápidos tem aumentado em ritmo mais acelerado. Com relação aos 1.516 contabilizados em novembro, o salto foi de 60%. No mesmo período, o número de carregadores lentos avançaram 17% — eram 10.621 há três meses. Foto: Divulgação
AutoIndústria | 18/02/25