A chefe de clientes e produtos da BP, Emma Delaney, afirmou à Reuters que as estações de recarga estão “à beira” de se tornarem mais lucrativas para a empresa do que os postos de gasolina.
Números recentes da multinacional constatam que, na margem, sua rede de reabastecimento elétrico BP Pulse, baseada no Reino Unido, vem se aproximando do lucro obtido pelo combustível oferecido para as distribuidoras de gasolina.
Por conta disso, em breve, segundo o conglomerado britânico, a divisão elétrica pode se tornar lucrativa por conta própria.
“Estamos chegando a um ponto em que os indicadores do negócio para recarga rápida serão melhores do que os de combustível”, disse Delaney.
A executiva preferiu não divulgar quando as estações de recarga da BP vão superar as tradicionais. Mas informou que o lucro no Reino Unido com fornecimento de eletricidade para carros movidos a bateria cresceu, somente entre o segundo e o terceiro trimestre de 2021, em 45%.
“No geral, estamos vendo uma grande oportunidade no carregamento rápido para consumidores e empresas, bem como serviços de frota”, explicou. “É aí que vemos o crescimento.”
BP promete 70 mil estações de recarga até 2030
Até 2030, a BP planeja aumentar o número de estações para carregamento rápido dos atuais 11 mil para 70 mil. Ao contrário da rival Shell, que possui sua própria unidade de recarga, a companhia britânica manterá o foco no carregamento rápido, na faixa de 50 a 150 kW. “Fizemos a escolha de realmente ir atrás da alta velocidade, do carregamento em movimento, em vez de um carregamento lento para postes de luz”, explicou Delaney.
A BP começou a oferecer carregamento para veículos elétricos em 2010. Somente a partir de 2017, no entanto, a gigante do petróleo passou a considerar a ampliação de sua rede para carros movidos a bateria, conversando com fabricantes de EVs e considerando formas de entrar no mercado. Desde então, a companhia tem investido em tecnologias de bateria auxiliar e carregamento rápido como as criadas pela empresa israelense StoreDot.
Fonte: Olhar Digital, 17/01/2022