A Área Azul em Americana voltou a estar em pauta, após uma entrevista do prefeito Chico Sardelli ao programa Liberal No Ar, da Rádio Clube AM 580, do Grupo Liberal. Nesta sexta, o chefe do governo municipal afirmou que a prefeitura estuda uma maneira de permitir que comerciantes façam os pagamentos do estacionamento rotativo para os clientes. A ideia, segundo Chico, ainda é inicial, mas pode ser uma forma de flexibilizar o funcionamento do serviço.
Retomada na gestão anterior, do ex-prefeito Omar Najar, a Área Azul é vista como uma alternativa para dar organização à ocupação das vagas de estacionamento da região central, de ruas estreitas e mão única. A reimplantação do serviço de maneira ampliada, a mais ruas do que as do Centro, no entanto, foi motivo de inúmeras críticas durante seu início. Se por um lado pode ser um mal necessário em algum aspecto, por outro, muitos comerciantes enxergam o sistema apenas como uma forma de afastar clientes de áreas como o Calçadão, que antigamente concentravam o fluxo do comércio local.
Para não entrar na mira de comerciantes já descontentes, a prefeitura precisa alinhar muito bem as mudanças no serviço com a expectativa dos lojistas do local. Pode fazer sentido a flexibilização e a facilitação do pagamento, mas desde que haja benefícios para ambos os lados mais interessados – população e comércio.
Liberal, 70 anos. Quão importante o LIBERAL é na sua rotina? Algo que o jornal publicou mudou a sua vida ou te ajudou em algo? A Redação procura por histórias de quem tenha se beneficiado com o trabalho do jornal. Ou que uma reportagem, por exemplo, foi marcante para algum leitor. O assunto deve ser pauta da série de reportagens sobre os 70 anos do LIBERAL, em junho.
Fonte: O Liberal - Americana - SP - 10/04/2022