A busca de soluções para enfrentar os desafios dos centros urbanos estará em debate no 2º Mobisul – Congresso Brasileiro de Mobilidade, dias 23 e 24, no auditório da Fecomercio SC, em Florianópolis. Palestras e cases de sucesso tratarão de questões como o papel da tecnologia e a construção de cidades mais humanas, inteligentes e sustentáveis. A realização é do Sindicato Intermunicipal dos Estabelecimentos de Garagens, Estacionamento, Limpeza e Conservação de Veículos – Sindepark-SC, com apoio da Fecomercio e Ampe Metropolitana.
Entre as atrações do evento, os participantes poderão conhecer e até fazer test drive com os carros elétricos da Ampera Racing – UFSC F-SAE Elétrico e da catarinense Mobilis Veículos Elétricos. Sediada na Universidade Federal de Santa Catarina, a Ampera Racing é formada por estudantes do Centro Tecnológico que visam projetar, construir e testar um veículo elétrico monoposto de alto desempenho voltado à competição Fórmula SAE. Já o veículo Li é o primeiro lançamento da marca Mobilis, empresa catarinense sediada no bairro Pedra Branca, em Palhoça, que há três anos desenvolve um produto alinhado com o conceito de mobilidade urbana inteligente.
“A mobilidade está ligada à qualidade de vida e nosso objetivo é contribuir com ideias práticas e factíveis que melhorem as cidades e, em consequência, a vida das pessoas. Florianópolis, por exemplo, foi classificada pelo aplicativo Waze como a pior cidade para se dirigir. Como podemos mudar isso? Certamente a tecnologia é nossa grande aliada e será analisada em diversos momentos do Mobisul”, explicou André Ostermann, presidente do Sindepark-SC.
Na abertura do 2º Mobisul, quinta-feira, a partir das 19h, haverá uma mesa redonda com a participação do prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro. Na sequência, o debate será sobre “Inovação – Mobilidade, tecnologia e o impacto na sociedade.”, com Letícia Saur, da S-Technik e Mahatma Marostica, da Mobilis Veículos Elétricos.
Na sexta-feira, a programação inicia às 9h com os seguintes temas e palestrantes: “As Plataformas digitais na mobilidade urbana”, com Ricardo S. Pereira, da Capta Consultoria & Investimentos, Bruno Souza, vereador de Florianópolis, e André Ostermann, presidente Sindepark-SC; “mobi.me – uma plataforma para a mobilidade sustentável”, com Tomé Costa, da CEiiA; “Cidades mais Humanas, Inteligentes e Sustentáveis”, com Jamile Sabatini Marques, presidente da Câmara Empresarial de Tecnologia e Inovação da Fecomércio-SC; “O futuro dos veículos conectados e autônomos”, com Gustavo Nolla, da Ampera Racing – UFSC F-SAE Elétrico; “O Futuro dos estacionamentos e das concessionárias”, com Pedro Cezar Vinholi, do Sindepark-PR, Sérgio Morad, da Abrapark e Nelson Füchter Filho, da Citroen; “Cidades Inteligentes – cases internacionais e oportunidades de implantações no Brasil”, com André Ricardo da Nova Telles, da iCities – Smart Cities Solutions.
Fonte: portal Economiasc, 20 de novembro de 2017