As pessoas com neoplasia maligna (câncer) poderão usar as vagas prioritárias de estacionamento oferecidas pelos estabelecimentos públicos ou privados, comerciais, de prestação de serviços de qualquer natureza e nas agências bancárias em Piracicaba. A medida está definida no projeto de complementar nº 18/2022, de autoria da vereadora Ana Pavão (PL), que foi aprovado em primeira discussão, na 7ª Reunião Ordinária, nesta segunda-feira (27).
A matéria ainda deve voltar ao Plenário para o segundo turno de votação. O projeto altera o artigo 53 da Lei Complementar nº 221/08, que “dispõe sobre a consolidação das leis que disciplinam as atividades, os programas e as iniciativas na área da saúde e higiene pública”.
A vereadora justificou, no projeto, que a medida é necessária porque o tratamento oncológico é muito invasivo e causa ao paciente uma série de sintomas, além de intenso cansaço e fadiga, debilitando a saúde de maneira geral. “Tarefas simples, como comparecer a um órgão público tanto para atendimento de saúde ou não, assim como ir ao banco podem se transformar em compromissos difíceis de serem realizados”, salientou a parlamentar. Ela acredita que a celeridade no atendimento vai auxiliar as pessoas que ficam debilitadas em função do tratamento.
Ao declarar voto, no Plenário, a autora do projeto lembrou que, para uma pessoa com neoplasia maligna, é muito desgastante ficar rodando de carro até encontrar uma vaga para estacionamento. Ela disse que, após a aprovação da matéria, será elaborada uma campanha para a divulgação do benefício.
A Tribuna Piracicabana - Piracicaba - SP - 02/03/2023