Foi divulgado pela provedora de dados OAG o ranking Punctuality League 2023, que classifica os aeroportos e as companhias mais pontuais do mundo. Na lista global dos aeroportos que mais prezam pelo tempo de seus passageiros, o Brasil aparece três vezes, ficando atrás principalmente do Japão, que dispara com 10 terminais elencados – os dados foram coletados entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2022.
Confira quais aeroportos brasileiros apareceram e um pouquinho sobre cada um deles:
Aeroporto Pinto Martins, Fortaleza – 8º lugar
O Aeroporto Internacional de Fortaleza originou-se da pista Alto da Balança, construída na década de 1930. O local passou a se chamar Aeroporto Pinto Martins em 1952 em homenagem ao piloto cearense Euclides Pinto Martins.
A Infraero administrou o terminal de 1974 até 2017 quando foi concedido à concessionária alemã Fraport AG, ganhando o nome Fortaleza Airport. A área do terminal de passageiros possui 70 mil m² e conta com diversos serviços e lojas legais.
Segundo dados da OAG, o Aeroporto de Fortaleza teve 88,81% dos voos operados em 2022 dentro do horário. Como comparação, o Aeroporto Internacional de Osaka, no Japão, teve 91,45% dos voos no horário.
Aeroporto de Belo Horizonte, Confins – 14º lugar
O Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, na verdade, está em outra cidade, distante 39 km da capital, em Confins.
Esse é o principal terminal do estado de Minas Gerais e o sétimo mais movimentado do Brasil. A demanda anual é de 22 milhões de passageiros. Ele também conta com diversos serviços e lojas.
Aeroporto Salgado Filho, Porto Alegre – 19º lugar
Os primeiros passos do que viria a ser o Aeroporto de Porto Alegre remontam a 1923, quando foi concluída a construção de um aeroporto que atenderia o Serviço de Aviação da Brigada Militar. Um ano depois as atividades no aeroporto foram encerradas e o local virou o Aeródromo de São João, onde a extinta Varig começou a operar em 1932.
Em 1951 o aeródromo passou a se chamar Aeroporto Internacional Salgado Filho, com um novo trecho de pista e terminal de passageiros – hoje, ele é o maior do Rio Grande do Sul. Está localizado a menos de oito quilômetros do centro da capital gaúcha e recebe todos os meses uma média de 700 mil passageiros.
Os aeroportos mais pontuais da América Latina
Já na lista latino-americana mais dois brasileiros ganham boas colocações entre os 10 selecionados. O 1º lugar ficou com Fortaleza, o 3º com Belo Horizonte e a 6º posição está com Porto Alegre.
Os dois outros terminais que garantiram a colocação foram o Aeroporto Internacional de Cuiabá – Marechal Rondon, que fica em Várzea Grande, Mato Grosso, e o Aeroporto de Vitória – Eurico de Aguiar, em Vitória, Espírito Santo.
Melhores Destinos, 16/01/2023