O número de carros elétricos circulando no Brasil e no mundo ainda pode parecer insignificante perante a frota de veículos movidos pelo tradicional motor a combustão, mas não é exagero dizer que o segmento de veículos eletrificados (elétricos + híbridos do tipo plug-in) caminha para se tornar o principal do mercado automotivo muito em breve.
Em 2022, segundo relatório divulgado pela consultora EV-Volumes, foi registrado um recorde de vendas de carros elétricos no mundo.
Entenda porque os carros elétricos são a nova tendência do mercado
Carros elétricos são a nova tendência? Eles já são 1 em cada 10 vendidos
De acordo com o levantamento da EV-Volumes, foram cerca de 10 milhões de unidades em 2022, representando uma alta de 55% em relação aos 6,5 milhões de modelos, entre elétricos a bateria (BEV) e híbridos plug-in (PHEV), vendidos em 2021.
No Brasil, segundo os dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), as vendas de janeiro a dezembro de 2022 (49.245) foram 41% superiores às do mesmo período de 2021 (34.990), que já tinham sido 77% superiores às de 2021 (19.745).
Em termos mundiais, as vendas em dezembro de 2022 somaram 1,2 milhão de unidades. Este foi um recorde mensal, com alta de 39% em relação a novembro. Os híbridos plug-in somaram 360 mil unidades, com 6% de participação no mercado total (foram vendidos 6 milhões de carros no mês). Os elétricos a bateria, 900 mil, ou 15%. Dessa forma, os eletrificados tiveram 21% de participação nas vendas totais.
Ao longo de todo o ano passado, os veículos elétricos somaram 7,2 milhões de vendas e os híbridos plug-in foram 2,9 milhões. Assim, o segmento teve 14% de participação no mercado total – e os BEVs, especificamente, 10%. Ou seja, um em cada 10 carros vendidos no mundo atualmente é elétrico.
Por aqui, ainda segundo a ABVE, em janeiro de 2023 a participação dos híbridos e elétricos no mercado doméstico brasileiro foi de 3,4% em relação ao total de veículos leves comercializados no período – que, segundo a Fenabrave, foi de 130.460 automóveis.
Nos últimos anos, atores com grande peso no mercado global têm anunciado seus ambiciosos planos para a eletrificação da frota produzida – praticamente todas os grandes grupos automobilísticos, exceto a Toyota.
A Stellantis, por exemplo, anunciou, em dezembro, a ampliação da produção dos novos motores para carros elétricos M3, em Lorraine, na França. Com capacidade de produção prevista para atingir mais de 1 milhão de motores elétricos por ano até 2024, a fábrica será fundamental para o grupo automotivo alcançar sua meta de 100% do mix de vendas de veículos elétricos movidos a bateria (BEVs) na Europa até 2030.
Também no final do ano passado, a União Europeia decidiu que irá banir de vez carros a combustão, sejam eles a diesel ou gasolina, a partir de 2035.
A tendência dos carros elétricos também está vivíssima no Brasil. Segundo um levantamento da McKinsey & Company, a frota brasileira de veículos elétricos deve atingir 11 milhões de unidades em 2040, o que representará mais de 20% da frota circulante atual e um mercado de US$ 65 bilhões. (Imagem: Pixabay)
Garagem 360, 21/02/2023