Um carro elétrico movido a energia solar. A fabricante de pneus Bridgestone anunciou uma parceria exclusiva com a Lightyear, empresa de mobilidade holandesa, para o desenvolvimento de pneus exclusivos para o Lightyear One, o primeiro veículo elétrico solar de longo alcance do mundo. Com autonomia de 725 km, o inédito Lightyear One tem previsão de lançamento para o final de 2021 no mercado europeu.
Por fora, o Lightyear One conta com foco na aerodinâmica. A carroceria cupê traz linhas futuristas, com painéis solares no teto, no capô e na traseira. Por dentro, o console conta com linhas minimalistas, com acabamento em madeira e tecidos. Há ainda um painel de instrumentos digital e uma central multimídia com suporte às funções Apple CarPlay e Android Auto. O modelo é equipado com quatro motores elétricos, um em cada roda, oferecendo tração integral e vetorização de torque avançada.
A Lightyear não revelou muitos detalhes sobre o modelo One, mas adiantou que os motores permitem uma aceleração de 0 a 100 km/h em menos de 10 segundos. Já a bateria é de 60 kWh, e pode ser recarregada através de um carregador plug-in ou de forma solar. Além disso, a montadora holandesa promete uma autonomia de 725 km e até três vezes mais eficiência em termos de energia do que os veículos elétricos alternativos atualmente no mercado.
Para alcançar esse objetivo, até os pneus do Lightyear One são especiais. Projetados pela Bridgestone, os pneus Turanza Eco oferecem baixa resistência ao rolamento e contam com peso reduzido, a fim de preservar a vida útil da bateria e maximizar o alcance do veículo. Foram utilizadas as tecnologias Enliten e Ologic, que reduzem o peso do pneu com o uso de menos matéria-prima, e uma nova banda de rodagem. Segundo a fabricante, o conjunto equivale a uma redução de peso de mais de 90 kg, sem comprometer a durabilidade dos pneus.
Para desenvolver os pneus do Lightyear One, a Bridgestone utilizou a tecnologia Virtual Tire Development, que permite a modelagem precisa do desempenho de um pneu sem ter que produzi-lo e testá-lo fisicamente, economizando até 40 mil km e metade do tempo necessário em testes. Apesar disso, a fabricante também testou os pneus Turanza Eco no evento Bridgestone World Solar Challenge, uma corrida de 3 mil km no deserto australiano.
“A Lightyear tem impressionado com sua abordagem à mobilidade sustentável desde que vimos a equipe enfrentar o Bridgestone World Solar Challenge e, por isso, estamos felizes em participar do projeto do modelo Lightyear One. A Bridgestone está comprometida com uma redução de 50% nas emissões de CO2 até 2030 e materiais 100% sustentáveis até 2050 e parcerias estratégicas como esta são fundamentais para atingir esses objetivos”, afirmou o diretor técnico e de operações da Bridgestone, Emilio Tiberio.
Fonte: terra.com.br/21/06/2021
Outras matérias da edição
Sindepark, um parceiro indispensável
O compromisso do SINDEPARK com seus associados é proporcionar todos os meios para que trabalhem com mais tranquilidade, para gerar confiança ao consumidor (...)
FecomercioSP propõe medidas emergenciais tributárias à Frepem
Projetos e formulação de propostas apresentados pela Entidade visam à melhora do ambiente de negócios para empresários de todos os portes (...)
Receita abre consulta ao 2º lote da restituição do IR 2021 nesta semana
Na quarta-feira, 23, a Receita Federal deve abrir as consultas ao segundo lote da restituição do IR 2021. Segundo (...)
Para isentar IR até R$ 2,4 mil, governo quer taxar ganhos com dividendos
A equipe econômica vai propor a cobrança de uma alíquota de 20% na remuneração que os acionistas recebem pelo capital investido nas empresas como forma de compensar uma ampliação (...)
Mercado estima alta de 5% no PIB e Selic aos 6,5% em 2021
Os operadores aumentaram as projeções para os 2 indicadores. Para inflação, espera que fique em 5,9% (...)
Câmara aprova MP que abre caminho para privatização da Eletrobras
Deputados ainda votam sugestões de mudanças; texto-base foi aprovado por 258 deputados, com 136 votos contrários (...)
Região do Anhembi ganhará novo centro de convenções
A região do parque do Anhembi vai ganhar um novo centro de convenções nos próximos dois anos. Com o conceito de “pavilhão-boutique”, o empreendimento será voltado a eventos (...)
Shopping: MyMall lança empreendimento no conceito de power center
Espaço fica em Contagem, Minas Gerais, ao lado de prédio residencial (...)
Empreendedores iniciam negócios e crescem na crise
A pandemia começou em março de 2020 e, com ela, série de desafios para os empresários de todo País – e do mundo (...)
A virada do varejo e a 1ª alta na confiança do comerciante em 2021
Índices econômicos melhoram e animam empresários (...)