Zona Verde: veja como funcionaria a cobrança de estacionamento no Plano

O projeto de tornar estacionamentos públicos da zona central de Brasil pagos e rotativos está gerando discussões nas redes sociais. Enquete feita pelo Correio Braziliense no Twitter na semana passada indica que 78,8% das respostas são desfavoráveis à medida.
Em audiência pública, organizada pela Secretaria de Mobilidade, na última sexta-feira (31/7), manifestações de cidadãos e líderes comunitários presentes também demonstraram desagrado quanto à proposta. Mensagem repassada no WhatsApp durante o evento pedia que as pessoas entrassem na live da audiência, no YouTube, e dessem dislike no vídeo. Atualmente, o vídeo tem mais de 15 mil dislikes. Em contrapartida, apenas 482 likes.
A Secretaria de Mobilidade deve apresentar, nesta semana, o projeto a deputados distritais e federais do DF, além de órgãos de controle. Devido a problemas no e-mail da pasta, o prazo para envio de contribuições e sugestões para o projeto Zona Verde foi prorrogado até 14 de agosto. As sugestões devem ser encaminhadas ao e-mail consultazonaverde@gmail.com

Entenda como funcionará a cobrança dos estacionamentos:

A proposta do GDF é criar quatro zonas diferentes de cobrança pelo estacionamento público, diferindo em horário de funcionamento, tempo máximo de permanência e tarifas de estacionamento.

Zona Ipê Amarelo - abrangerá áreas onde há comércios e residências, como as quadras residenciais e comerciais do Plano Piloto. Nelas, moradores da quadra terão direito à isenção de pagamento de um carro estacionado em vaga pública. Se houver mais de um carro por moradia, será cobrado o estacionamento.

Taxa: R$ 2 por hora, para carros, e R$ 1, para motos.

Permanência: Até 2h.

Zona Ipê Roxo - composta pelo Eixo Monumental e quadras próximas, como setores bancários e comercial norte e sul e o setor de rádio e televisão.

Taxa: R$ 5 por hora para carros, e R$ 2,50 por hora para motos.

Permanência: Até 5 horas.

Zona Ipê Rosa - comportará bolsões de estacionamento próximos a autarquias e prédios públicos do Plano Piloto.

Taxa: R$ 5 por hora, para carros, e R$ 2,5, para motos.

Permanência: Até 12 horas

Zona Ipê Branco - bolsões de estacionamentos próximos a transportes públicos e coletivos.

Taxa: R$ 0,50 por hora, para carros e motos.

Permanência: Até 18 horas.

Fonte: Correio Braziliense, 03/08/2020

Cenário econômico exige ajustes das empresas

Por Jorge Hori* - Fica cada vez mais evidente que a economia brasileira, influenciada pela economia paulista, irá se recuperar lentamente, não havendo nenhuma evidência de uma recuperação (...)

Entenda o Plano SP