Zona Azul ampliada espanta os motoristas (São Leopoldo/RS)

Mudanças no trânsito leopoldense já são vistas desde a ampliação da área da Zona Azul e aumento da sua tarifa. Ruas que costumavam estar abarrotadas de carros, tinham vagas sobrando no perímetro do estacionamento rotativo. Já nos quarteirões onde não há cobrança, os veículos se aglomeravam.

Nas vias que entraram para a área de Zona Azul, 15 novos parquímetros foram instalados pela Rek Parking, empresa que administra o estacionamento rotativo na cidade. Assim, adicionando 411 vagas ao sistema de estacionamento rotativo, que contava com 1.742 vagas e passou para 2.153. Além da ampliação, a Zona Azul também teve sua tarifa reajustada em aproximadamente 8%, porque o percentual varia conforme o tempo em que o condutor fica estacionado.

Questão de segurança

Apesar do preço, os condutores afirmam que não sentem um retorno positivo na conservação das vias e sinalização e principalmente na segurança, o que causa insatisfação pelo reajuste ampliação da Zona Azul. “Trabalho no Centro e costumava deixar meu carro na Zona Azul, nunca foi um valor baixo para o dia inteiro e há dois anos meu carro foi roubado. Acho um absurdo aumentarem o número de vias e a cobrança se não temos segurança alguma. Só temos ônus, nenhum bônus com isso. Depois que meu carro foi recuperado, nunca mais deixei em Zona Azul, agora só fica em estacionamento, onde tenho segurança e pago inclusive menos para deixar o dia todo”, conta o cabeleireiro Daniel Mira.

Aumenta a procura por garagens privadas

As mudanças que têm causado incômodo aos motoristas têm colaborado para o aumento de condutores mensalistas em estacionamentos privativos. Desde que foi anunciada a alteração no início de junho, o proprietário de estacionamento privativo na Rua Marquês do Herval, Fábio Onofre, tem recebido muita procura e só na semana passada somou cinco novos mensalistas.

“Apesar de ser algo positivo para quem trabalha no ramo, sabemos também que fornecemos uma alternativa positiva ao condutor. Para deixar o carro o dia inteiro no meu estacionamento cobro 15 reais, mais barato que a multa e para quem precisa deixar o carro oito horas ou mais. Era 20 reais, mas reduzi visando ter mais mensalistas. Além disso, diferente da rua, em estacionamento privativo eles contam com segurança, como câmeras e empresa de segurança cuidando do local, e pelo que eles me dizem, esse é o maior diferencial.”

“Conseguimos negociar um preço melhor”

Outro estacionamento privativo na Rua Marquês do Herval já tem outros 10 novos mensalistas, em razão das alterações no perímetro da Zona Azul em São Leopoldo. “Claro que entendemos que para quem vem ao Centro uma hora em estacionamento privado acaba saindo mais caro. Mas para quem vem diariamente trabalhar, conseguimos negociar e dar um preço melhor, além de fornecer segurança”, diz o proprietário Miguel Prates.

Fonte: Jornal VS - São Leopoldo - 03/07/2019