Waymo investe em fábrica de carros autônomos em Detroit

carroautonomo-830

Enquanto as montadoras tradicionais se esforçam cada vez mais para parecer com empresas do Vale do Silício, há quem faça o movimento contrário: é o cado da Waymo, empresa de carros autônomos da Alphabet, holding do Google. Em paralelo com o lançamento de seu serviço de táxis autoguiados Phoenix nos Estados Unidos, a companhia trabalha na construção de uma fábrica na região de Detroit, o berço da indústria automotiva no país.

Será a primeira planta do mundo dedicada completamente à produção de veículos com nível 4 de automação, em que o sistema é capaz de conduzir sem precisar de um condutor humano em quase todas as situações, com capacidade de estacionar de forma segura caso o motorista não assuma a direção em um momento crítico. Com isso, a empresa mostra que a tecnologia tem potencial para transformar a maneira como a indústria automotiva se organiza tradicionalmente.

A Waymo concentra esforços no desenvolvimento do hardware e do software de condução automatizada e, com isso, é a companhia que lidera os testes destes modelos em vias públicas, com mais de 10 milhões de quilômetros rodados. A empresa da Alphabet já admitiu que não tem planos de se posicionar como uma montadora, que fabrica carros completos, mas como uma fornecedora de serviços de mobilidade.

Sendo assim, o novo empreendimento reunirá esforços também de duas parceiras importantes da Waymo: a FCA – Fiat Chrysler Automobiles, e a Jaguar Land Rover. Enquanto as fabricantes produzirão os automóveis, a companhia do Vale do Silício se concentrará em desenvolver o software e as plataformas digitais necessárias para que os veículos pensem sozinhos.

A planta já está em construção, com inauguração prevista ainda para este ano. A unidade recebe investimento de US$ 13,6 milhões, com mais de US$ 8 milhões de incentivo do governo.

Fonte: Automotive Business, 24/01/2019

Faltam vagas no centro (Campina Grande/PB)

O Centro de Campina Grande se transformou em área de difícil acesso durante o dia para pessoas que utilizam carros como transporte. É o que dizem os moradores da cidade, que ainda acrescentaram (...)