Parking News

Vereador propõe espaço exclusivo para bicicletas em estacionamentos (Curitiba/PR)

bicicletariopiracicaba-512

Está em tramitação, na Câmara Municipal, projeto de lei do vereador Colpani (PSB) que pretende obrigar todos os estacionamentos privados de Curitiba a destinar espaço seguro e protegido exclusivo para bicicletas ou semelhantes, com motorização a bateria e triciclos não motorizados, cobrando no máximo 20% do valor pedido por carros de pequeno porte. Segundo o autor, a ideia é incentivar as pessoas a usarem a bicicleta como meio de locomoção nos centros urbanos (005.00311.2017).

De acordo com o texto, estacionamentos com até1.000 m²teriam que ter espaço para guardar pelo menos 5 bicicletas. Acima de1.000 m², ao menos 10. “O local reservado para as bicicletas deve ser próximo à entrada do estacionamento, visível ao controle dos manobristas, para segurança dos usuários”, diz o texto. Caso a lei seja aprovada e sancionada pelo prefeito, o controle de entrada seria feito por meio de lacre numerado, o qual seria utilizado para fixação da bicicleta na barra de estacionamento e o cliente receberia um canhoto com o respectivo número.

Segundo a matéria, em caso de descumprimento da norma o estabelecimento ficaria sujeito à multa de até cinco salários mínimos, dobrados em caso de reincidência. A lei passaria a valer 180 dias após sua publicação no Diário Oficial do Município.

Colpani argumenta que o projeto foi elaborado a pedido de grupos de ciclistas “que estão cansados de ter prejuízos com bicicletas furtadas no centro da capital”. O vereador salienta que a matéria não gera custos ao Município e que poderá ser atrativa aos empresários, por acrescentar receita. “As bicicletas ocupam pouco espaço e podem ser penduradas verticalmente, não ocupando vagas destinadas aos carros”, diz.

Fonte: Bem Paraná, 04/09/17

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Como funciona o mercado de estacionamentos

Por Jorge Hori* O mercado real de uma garagem/estacionamento é local. A demanda é dada por pessoas dirigindo o seu carro que se destinam ao mesmo imóvel onde está o estacionamento. Pode ser complemen (...)

Parar em vaga exclusiva de shopping já dá multa

Agora é para valer. Desde o dia 1º, quem estacionar em vaga reservada para deficientes ou idosos em estabelecimentos como supermercados, shoppings e lojas estará sujeito a levar multa de R$ 293,47 e s (...)

Lei muda cobrança em estacionamento (Campinas/SP)

Deixar o carro em estacionamento pode ficar mais barato no que depender do projeto de lei (PL) aprovado pela Câmara Municipal de Campinas dia 28, que impede a cobrança por hora cheia. Ela terá de ser (...)

Vendas passam dos 200 mil veículos em agosto

As vendas de veículos atingiram as 209,8 mil unidades em agosto, fazendo deste o melhor mês de 2017 até agora. É a primeira vez neste ano que os emplacamentos ultrapassam a casa das 200 mil unidades e (...)


Seja um associado Sindepark